TREINAMENTO DEPARTAMENTO INFANTIL
Treinamento de Educação Cristã
Missionária Leninha Maia
Educadora Cristã
O
que é vocação?
“O lugar para onde Deus chama
é o local onde sua alegria mais profunda e a maior necessidade do mundo se
encontram!” Frederick Buechner
A vocação do cristão torna-se um
paralelo com a pergunta “Por que você existe?” Teologicamente, a resposta é:
“seu propósito em viver é glorificar e servir a Deus por meio do serviço à
humanidade.”
Somos usados por Deus de modo
particular. Tudo que passamos na vida, todas as experiências que tivemos, todos
os problemas que já enfrentamos, todas as rejeições que já sentimos como seres
humanos, toda celebração que já compartilhamos, toda vitória que já provamos,
tudo aconteceu para que tornássemos o que somos agora. Para que Deus utilize as
nossas vidas de uma forma muito especial.
VOCAÇÃO # OCUPAÇÃO
OCUPAÇÃO – Aquilo que ocupa o
nosso tempo.
VOCAÇÃO – É aquilo para o que
fomos chamados.
“Uma pessoa não pode descobrir sua
chamada a não ser dentro do contexto do cuidado e da alimentação do seu
relacionamento com Jesus Cristo. É essa formação espiritual que sustenta a
pessoa enquanto ela vive e realiza sua chamada, porque, se você for
bem-sucedido em realizá-la, enfrentará resistência espiritual” Robert C.
Linthicum
Ø
Habilidades Naturais e Talentos - investidos em nós por Deus quando no
nosso nascimento, e, às vezes, provocados por disciplina e prática.
Ø
Dons dos cristãos – Gálatas 5.22,23
Ø
Dons Espirituais Específicos – 1 Cor. 12.27-30 Que não podem ser
acessados, a menos que estejamos em um relacionamento dinâmico com Jesus Cristo
e cheios do Espírito Santo.
A
vocação para o ensino faz a diferença.
Atividade:
- Pare 30
segundos e pense em dois professores na área secular que marcaram a sua
vida.
- Pense
agora em um professor da EBD.
O que você acha que fez a diferença?
Professores Criativos:
- Ensinamos com criatividade como reflexo a
imagem de Deus em nós.
Temos a
capacidade dada por Deus de criar para glória Dele. A criatividade permite que
vejamos relacionamentos novos, inventemos o que não existia e imaginemos
soluções novas para ver os problemas.
- Ensinamos com criatividade conforme o modelo
dos grandes comunicadores da
Palavra de Deus.
- Ensinamos com criatividade conforme o modelo
de Jesus.
- Ensinamos com criatividade por causa da
realidade de vida dos nossos alunos.
- Ensinamos com criatividade para acelerar
o processo de aprendizagem.
- Apresentamos um tipo de atividade que não
constitua nenhuma ameaça, de modo a primeiro estabelecer entre nós
confiança e relacionamento.
Os 10 mandamentos de criatividade pa ra o
Educador Cristão:
1-
Dependa do Espírito Santo
2-
Use métodos apropriados ao conteúdo da lição.
3-
Prepare bem a aula.
4-
Desenvolva as idéias com entusiasmo.
5-
Tenha coragem para experimentar idéias novas.
6-
Seja
sensível às necessidades, tradições e expectativa da classe.
7-
Adapte as
idéias conforme a sua realidade de ensino.
8-
Varie as idéias de aula em aula.
9-
Use um plano de aula.
10- Avalie bem a aula e os métodos
depois da lição.
AMOR: para preencher nossa insuficiência e nos animar sempre
PERDÃO: para oferecer, quando nem sempre tudo dá certo
FÉ: para crer no poder do Espírito Santo, agindo através da EBD
HUMILDADE: para mudar e aprender, ouvir sugestões e partilhar desafios.
Capacitação
para professores
A finalidade é tripla:
- Salvação (assumindo o compromisso com Jesus
Salvador)
- Crescimento (andando no caminho de Deus)
- Serviço (ser útil ao Reino dos Céus)
Característica do Professor:
O Professor deve ser convicto de sua salvação.
Entre suas característica podemos destacar:
- Dedicação (estudar a bíblia, estudar e
depender do Espírito Santo);
- Chamado por Deus
- Amor e Compreensão
- Visão (acreditar no projeto de Deus na vida do
aluno))
- Responsabilidade (pontualidade, organização,
tempo para preparar as aula)
- Vida Cristocêntrica (você é um espelho)
- Vida de oração
- Persistência
- Defina os objetivos e espere resultados
- Atualizado
- Boa apresentação
- Disposição
- Interesse pelos alunos (procurar conhecê-los)
2. Democrática: não decide nada, deixa tudo para que os liderados decidam. Foco nas pessoas e não no objetivo.
3. Volúvel: vai de acordo com a "onda". Muda o objetivo de acordo com "as novidades".
4. Detalhista: perde-se em detalhes e perfeccionismos. Preocupa-se mais com os métodos que o objetivo.
5. Responsável: assume a responsabilidade da liderança, motivando o grupo a atingir o objetivo. Trabalha com foco nas pessoas sem perder de vista o objetivo.
3. INOVAR: aceitar mudanças e novas idéias. A única coisa que o bom líder não cede é quanto ao objetivo. No caso do líder cristão, não cede quanto á doutrina bíblica.
4. MOTIVAR: incentivar novas lideranças. Elogiar. Estimular a participação dos liderados nos processos que levam ao objetivo final. Ser exemplo de conduta.
5. PLANEJAR: ter uma visão de longo prazo, definindo prioridades. Treinar as lideranças. Adotar metodologias compatíveis com os objetivos.
2. Sorria para as pessoas. Acionamos 72 músculos para franzir a testa e somente 14 para sorrir.
3. Chame as pessoas pelo nome. A música mais suave para muitos ainda é ouvir seu próprio nome.
4. Seja amigo prestativo. Se você quiser ter amigos, seja amigo.
5. Seja cordial. Fale e haja com toda sinceridade.
6. Interesse-se sinceramente pelos outros.
7. Seja generoso ao elogiar, cauteloso ao criticar. Os lideres elogiam, sabem encorajar, dar confiança e elevar os outros.
8. Considere os sentimentos dos outros. Existem três lados numa controvérsia:. o seu, o da outra pessoa, e o lado de quem está certo.
9. Ouça, aprenda e saiba reconhecer o valor dos outros.
10. Preste favores, sem esperar nada em troca.
11. Ao dizer "não", o faça com delicadeza,
12. Nunca devolva um ataque verbal. Nessas horas, é melhor ficar calado do que dizer bobagens e alterar os ânimos. Veja Pv 10.18-20, 15.1
13. Não se meta onde não é chamado: 2 Ts 3.11
14. Jamais passe comentários negativos.
Algumas recomendações para se
evitar os ruídos na comunicação:
·
Planeje cuidadosamente sua comunicação. Evite falar
demais. Seja objetivo.
·
Antes da comunicação decida qual o melhor meio
·
Quando oralmente, fale de maneira clara e
pausadamente.
·
Evite comunicar-se sob estado de tensão; você
poderá dizer muita coisa e depois se arrepende.
·
Use a mesma linguagem do receptor
·
Fale um assunto de cada vez. Não misture os
assuntos
·
Verifique se foi compreendido através de perguntas
dirigidas ao grupo
·
Ouça o que os outros têm a dizer.
ü
Falar
com Amor: Que prazer é ouvir algumas pessoas falar !
O rosto delas parece radiar o gozo, a paz e o amor do Senhor. É fácil prestar
atenção àquilo que dizem. Sentimos o amor de Deus quando falam. Como têm uma
atitude simpática e não de condenação ou superioridade! Sigamos o exemplo
destes, e não o exemplo negativo de alguns que falam sem manifestar o amor e
compaixão do nosso Mestre.
ü
Falar no Poder do Espírito: O apóstolo Paulo assim escreveu em I Coríntios 2:4,5 :
"A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras
persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder; para que
a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus."
O QUE É INOVAÇÃO?é Valorizar novas idéias
é Atrair novas pessoas
é Aumentar a qualidade de ensino
é Aumentar a absorção do conteúdo das lições pelos alunos
2) Visitas a outras EBD ou igrejas, escolas, etc.
3) Leitura de livros sobre ensino, EBD, educação, dinâmica de grupos, etc.
4) Caixa de sugestões
5) Consultas ao Conselho da Igreja e demais obreiros
Orientações para o plano de aula
Ø Objetivos – O
objetivo é a transformação da vida do aluno. Visa a modificação de
comportamentos, idéias e tudo baseado em princípios bíblicos.
Na medida do
possível, os objetivos devem ser:
o Breves
o Mensuráveis.
o Específicos
o Alcançáveis
o Práticos
Ø Material
necessário: o professor deve preparar e ter em suas mão todo o material de apoio
que precisará.
Ø Recepção – é
muito importante preparar o primeiro contato que o aluno terá com o professor.
Destacando neste momento a importância do aluno.
Ø Explicação – A
transmissão precisa ser clara e objetiva, ou seja, sem rodeios. Anote os
métodos didáticos que pretende usar, e quanto tempo cada estratégia vai
precisar.
Ø Conteúdo – Ligar
a realidade do aluno, trazendo e valorizando as experiências de cada um.
Ø Revisão - Tirar
as dúvidas, interagindo com os alunos sobre o aprendizado.
Ø Aplicação –
Desafiar os alunos a viverem de acordo com a Palavra de Deus.
Momento de Crescimento: Professores
e Equipe
Momento
reservado à Coordenação, professores e equipe para espaço pedagógico, reuniões
administrativas e para ministração de princípios bíblicos e ético-cristão,
visando aperfeiçoamento da equipe.
Momento
Pedagógico Geral dos Professores
Encontro
trimestral da Coordenadoria como os professores a fim de:
n
Acompanhar,
supervisionar e orientar o professor, no exercício das atividades com os alunos,
tais como: Planos de aulas, Assistência ao aluno, etc...
n
Promover
a integração e o crescimento espiritual do grupo. Ministrar princípios bíblicos
para o professor em seu ministério com os alunos.
n
Resolver
questões gerais.
Capacitação
de Liderança Cristã
-
treinamentos específicos para professoras da área de Escola Dominical.
Momento Devocionais
n
Grupos
de intercessão pelas vidas dos alunos, professores, e equipe.
n
Devocional
nos lares
Assistência e Aconselhamento
- Atendimento
especial ao aluno
- Atendimento
aos professores e equipe
- Atendimento
aos pais (caso seja classe de crianças)
(Este é apenas um exemplo. Não o copie. Utilize seu próprio planejamento!)
- Reunião Trimestral dos Professores
- Reunião Trimestral dos Professores
- Gincana Bíblica
- Campanha "Adote um livro"
- Reunião Trimestral dos Professores
- Retiro dos professores
- Semana da Leitura - Livro de Neemias
- Campanha de Recursos para a EBD
- Reunião Trimestral dos Professores
- Dia Especial para os professores
- Planejamento para o ano
- Eleição dos Alunos Destaques
- Atividades de Natal e Encerramento
- Jantar de Confraternização dos Professores
b) Crie uma nova idéia para motivação dos professores da EBD.
« SUGESTÕES CRIATIVAS «
- CLASSES DE INTERESSES
As classes de
interesses proporcionam ambientes adequados para determinados fins. Exemplos:
·
ESPAÇO DA LEITURA
Ambiente com
livros infantis evangélicos, tapetes e travesseiros. O ambiente deve ficar
aconchegante para o aluno. Neste espaço
a professora aproveita para contar histórias e incentivar seus alunos a
leitura. As Igrejas que não tiverem espaço suficiente podem recorrer a biblioteca
itinerante.
·
ESPAÇO DAS ARTES
Local com mesinhas
próprias para as idades dos alunos e
bastante variedade de material escolar como: tinta, massinha, guaches, cola,
tesoura, revistas para recortes, cartolinas, lápis de cor e de cera, etc (tudo de acordo com cada
faixa-etária)
. Providenciar
aventais de plásticos para que as crianças não sujem suas roupas.
·
ESPAÇO DA MÚSICA , VÍDEO E TEATRO
Com som,
televisão, vídeo e um pequeno palco. Proporcionando um ambiente adequado
para ensinar novos cânticos, conhecer
músicas infantis evangélicas, assistir filmes, apresentações de teatro,
karaoquê e outros.
·
ESPAÇO DA BRINCADEIRA
Jogos, bonecas,
panelinhas, bolas e outros. Todos esses
espaços podem ser adaptados conforme a realidade de cada igreja. Se não tiverem
um número de salas suficientes, podem trabalhar com rodízio. O ideal é que uma
pessoa bem criativa fique responsável por este setor que poderia ser criado para facilitar cada professor.
- FEIRA BÍBLICA
Envolvimento: todos os alunos.
Horário: sábado (manhã e tarde).
Local: igreja, escola pública.
Professores desenvolvem junto à classe determinado tema bíblico ou secular: drogas, arca de Noé, instrumentos musicais, a criação, etc. O período de preparação pode ser de um mês.
Envolve: enfeitar a classe, confeccionar roupas adequadas ao tema com TNT (tecido não tecido), maquetes (material reciclável), lembranças para os visitantes, balinhas e, conforme o tema, algum alimento. Ex.: Bodas de Caná.
Programação: devocional de abertura, soltura de balões (por ex.), sorteios durante a feira, encerramento com um culto.
Obs.: Caso a feira seja feita fora das dependências da igreja poderá haver uma praça de alimentação.
Envolvimento: todos os alunos.
Horário: sábado (manhã e tarde).
Local: igreja, escola pública.
Professores desenvolvem junto à classe determinado tema bíblico ou secular: drogas, arca de Noé, instrumentos musicais, a criação, etc. O período de preparação pode ser de um mês.
Envolve: enfeitar a classe, confeccionar roupas adequadas ao tema com TNT (tecido não tecido), maquetes (material reciclável), lembranças para os visitantes, balinhas e, conforme o tema, algum alimento. Ex.: Bodas de Caná.
Programação: devocional de abertura, soltura de balões (por ex.), sorteios durante a feira, encerramento com um culto.
Obs.: Caso a feira seja feita fora das dependências da igreja poderá haver uma praça de alimentação.
- CAMPEONATO DE PIPAS
"GOSPEL"
Envolvimento: infanto-juvenil.
Horário: sábado pela amanhã ou tarde.
Especial cuidado com autorização dos pais e acidentes com fios elétricos.
Distribui-se os participantes em categoria por idade etc., que trarão pipas confeccionadas por eles próprios com temas bíblicos. A premiação deve seguir critérios como: tamanho da pipa, beleza, melhor mensagem e a mais criativa.
Servir um lanche no final e caso haja tempo e espaço físico preparar uma oficina de pipas.
A premiação deve ser feita na escola dominical para haver o "ícone de ligação". Lembre-se: uma cerimônia de premiação bem preparada é marcante e nem sempre é dispendiosa.
Envolvimento: infanto-juvenil.
Horário: sábado pela amanhã ou tarde.
Especial cuidado com autorização dos pais e acidentes com fios elétricos.
Distribui-se os participantes em categoria por idade etc., que trarão pipas confeccionadas por eles próprios com temas bíblicos. A premiação deve seguir critérios como: tamanho da pipa, beleza, melhor mensagem e a mais criativa.
Servir um lanche no final e caso haja tempo e espaço físico preparar uma oficina de pipas.
A premiação deve ser feita na escola dominical para haver o "ícone de ligação". Lembre-se: uma cerimônia de premiação bem preparada é marcante e nem sempre é dispendiosa.
- SERENATA
Envolvimento: todos os alunos.
Ocasião: Dia das mães, dos pais, do professor, etc.
Reunir um grupo limitado de pessoas munidas de mini-cestas de café da manhã (confeccionadas pelo próprio grupo), e sair fazendo serenata de louvores nas casas pré-determinadas e entregando cestas. Com certeza o grupo homenageado terá uma escola dominical cheia de boas recordações para contar.
Envolvimento: todos os alunos.
Ocasião: Dia das mães, dos pais, do professor, etc.
Reunir um grupo limitado de pessoas munidas de mini-cestas de café da manhã (confeccionadas pelo próprio grupo), e sair fazendo serenata de louvores nas casas pré-determinadas e entregando cestas. Com certeza o grupo homenageado terá uma escola dominical cheia de boas recordações para contar.
- GINCANA TOTAL
Local: igreja, parque, etc.
Início com devocional, apresentação das regras, pontuação e premiação. Especificar horário de entrega das tarefas.
Exemplos de tarefas:
Local: igreja, parque, etc.
Início com devocional, apresentação das regras, pontuação e premiação. Especificar horário de entrega das tarefas.
Exemplos de tarefas:
1) trouxer a foto
mais antiga da igreja ganha "x" pontos
2) a maior quantidade de peças de roupas ou
alimentos para doação vale "x" pontos ou 3) alguém com mais de 70
anos caracterizado de Abraão.
Possíveis prêmios: um almoço para a classe vencedora, um passeio, uma reforma na sala de aula ou apenas uma lembrança simbólica.
Possíveis prêmios: um almoço para a classe vencedora, um passeio, uma reforma na sala de aula ou apenas uma lembrança simbólica.
- FEIRA DAS NAÇÕES
Envolvimento: todos.
Horário: sábado das 10h às 16h.
Ocasião: Dia do missionário.
Montar stands das nações.
Cada stand abrigará: comida típica, participantes devidamente paramentados, informações sobre o país e missionários nele (cartazes e alunos instruídos anteriormente), lembrancinha típica.
Comece com devocional, sorteie prêmios durante a feira, encerre com um culto.
Boa ocasião para se levantar ofertas específicas.
Lembre-se: toda atividade deve ter o aval de seu pastor e conselho.
Pode-se montar stand de livros e CDs.
Envolvimento: todos.
Horário: sábado das 10h às 16h.
Ocasião: Dia do missionário.
Montar stands das nações.
Cada stand abrigará: comida típica, participantes devidamente paramentados, informações sobre o país e missionários nele (cartazes e alunos instruídos anteriormente), lembrancinha típica.
Comece com devocional, sorteie prêmios durante a feira, encerre com um culto.
Boa ocasião para se levantar ofertas específicas.
Lembre-se: toda atividade deve ter o aval de seu pastor e conselho.
Pode-se montar stand de livros e CDs.
- MINI ESCOLA BÍBLICA
Envolvimento: todos.
Horário: um sábado por bimestre (tarde).
Uma tarde de evangelismo infantil, incentivando novas crianças a freqüentar a escola dominical.
Outros: passeios diversos, teatro, almoços após a escola dominical.
Dentro do horário comum
Concurso de maquetes:
Envolvimento: infanto-juvenil.
Os alunos trarão maquetes com temas bíblicos feitasem casa. Prepare um
júri, um local de exposição e uma bonita cerimônia de premiação.
Envolvimento: todos.
Horário: um sábado por bimestre (tarde).
Uma tarde de evangelismo infantil, incentivando novas crianças a freqüentar a escola dominical.
Outros: passeios diversos, teatro, almoços após a escola dominical.
Dentro do horário comum
Concurso de maquetes:
Envolvimento: infanto-juvenil.
Os alunos trarão maquetes com temas bíblicos feitas
- CONCURSO DE POESIAS E
ACRÓSTICOS
Envolvimento: todos (cuidado com os critérios e categorias de julgamento).
Envolvimento: todos (cuidado com os critérios e categorias de julgamento).
- ENTREVISTA
Entreviste alguém de surpresa sobre algum tema que seja importante para a igreja naquele momento. Prepare um repórter (poder ser uma criança). Monte um ambiente de entrevistas, crie o "clima", inclusive com trilha sonora.
Escolha bem o entrevistado para alcançar objetivos.
Entreviste alguém de surpresa sobre algum tema que seja importante para a igreja naquele momento. Prepare um repórter (poder ser uma criança). Monte um ambiente de entrevistas, crie o "clima", inclusive com trilha sonora.
Escolha bem o entrevistado para alcançar objetivos.
- CAFÉS DA MANHÃ OU ALMOÇOS
Eventos que necessariamente ligam horários são excelentes para a comunhão.
Pode ser mais simples apenas café e leite com chocolate, por vezes, algumas bolachas.
Podem homenagear alguém, algum departamento da igreja ou aniversariantes do mês.
Envolva o maior número de pessoas possível.
Bilhetes para serem entregues na entrada:
Devem conter a pergunta bíblica por fora e o dizer "Só abra se souber a resposta - seja fiel".
Eventos que necessariamente ligam horários são excelentes para a comunhão.
Pode ser mais simples apenas café e leite com chocolate, por vezes, algumas bolachas.
Podem homenagear alguém, algum departamento da igreja ou aniversariantes do mês.
Envolva o maior número de pessoas possível.
Bilhetes para serem entregues na entrada:
Devem conter a pergunta bíblica por fora e o dizer "Só abra se souber a resposta - seja fiel".
- INTEGRAÇÃO
Pegue uma foto bem antiga ou objeto de uso pessoal ou profissional de um aluno. Coloque no painel de avisos por um período determinado antes da escola dominical. Deixe uma caixa ao lado para que sejam depositados os votos. Ao final, sorteie um e acertado o nome do aluno em questão, dê um pequeno brinde a quem acertou. Exponha pequena biografia daquele aluno e sua família (procure usar recursos audiovisuais).
- TEMA: GENTE QUE FAZ A ESCOLA DOMINICAL.
Bandeiras:
Cada classe confeccionará sua bandeira. No encerramento da escola dominical terá o direito de hastear a sua a classe que obtiver 80% de presença. A classe que obtiver 100% ganha uma estrela (botão), a que trouxer mais visitantes outra "condecoração". Depois de um certo período (um mês ou dois), a classe que teve maior índice de apresentação da bandeira será homenageada. Valorize a cerimônia de premiação.
Pegue uma foto bem antiga ou objeto de uso pessoal ou profissional de um aluno. Coloque no painel de avisos por um período determinado antes da escola dominical. Deixe uma caixa ao lado para que sejam depositados os votos. Ao final, sorteie um e acertado o nome do aluno em questão, dê um pequeno brinde a quem acertou. Exponha pequena biografia daquele aluno e sua família (procure usar recursos audiovisuais).
- TEMA: GENTE QUE FAZ A ESCOLA DOMINICAL.
Bandeiras:
Cada classe confeccionará sua bandeira. No encerramento da escola dominical terá o direito de hastear a sua a classe que obtiver 80% de presença. A classe que obtiver 100% ganha uma estrela (botão), a que trouxer mais visitantes outra "condecoração". Depois de um certo período (um mês ou dois), a classe que teve maior índice de apresentação da bandeira será homenageada. Valorize a cerimônia de premiação.
- TELE-TEATRO
Solicite a um grupo de irmãos que prepare uma
peça com um tema da vida secular e a filme passando para a escola dominical.
Pode ser feito em transparência também. Use locações interessantes.
- IDÉIAS INTER-CLASSES
Fazer um bolo (infantil).
Uma salada de frutas.
Esporadicamente permitir que uma classe faça sua aula em outro lugar (ar livre, piquenique).
Fazer um bolo (infantil).
Uma salada de frutas.
Esporadicamente permitir que uma classe faça sua aula em outro lugar (ar livre, piquenique).
ATIVIDADES INFANTIS
- EBD Infância
- Culto Infantil
Temos
a oportunidade de cultuarmos o nosso Deus a todo momento, pois nossa vida deve
ser de um modo geral um culto de
glorificação a Deus.
E
as nossas crianças não podem deixar de entender a nossa missão como pessoas que
se renderam a Jesus Cristo.
- UCP (União de Crianças Presbiterianas)
– treinando liderança / faixa-etárias
- Pequenos Grupos
- Corais
- Capelania Hospitalar e Domiciliar
Infantil
Objetivo Geral – Levar conforto através da Palavra de
Deus às crianças enfermas da Igreja ou
crianças indicadas pelos membros da Igreja.
Objetivos Específicos
-
Levar
a palavra de Deus ao encontro da criança;
-
Dar o
suporte como Igreja;
-
Ajudar
a criança a entender sua importância diante de Deus;
-
Levar
o conforto a sua família.
Metas
- Oração
-
Levar
histórias bíblicas
-
Fantoches
-
Músicas
- CANTINHO DO BERÇÁRIO
É um cantinho todo especial para os nenéns. A igreja reconhece como são importantes as primeiras impressões espirituais na vida dos nenéns. Tudo isso vai ajudá-los mais tarde a ter suas experiências com Jesus. Com atividades musicais próprias para esta faixa-etária e incentivo aos pais a desenvolverem hábitos que ajudem a criança a conhecer a Jesus como Único e Verdadeiro Salvador.
-
Entrega de cd´s de músicas de ninar em canções evangélicas.
-
Professores dispostos a ligarem durante a semana para orarem com os pais.
-
Presença do pastor aos domingos para abençoar as crianças, desenvolvendo
aproximação do pastor com as famílias.
- Escola Bíblica de Férias
« CONCLUSÃO
Espero que mais do que incentivá-lo a
trabalhar com esta faixa-etária, este treinamento tenha o incentivado a buscar
a Jesus Cristo pedindo o seu poder para efetuar com êxito todas as atividades,
pois as palavras e até mesmo a prática sem a unção de Deus, não vão significar
nada. Deus precisa estar presente, só então enxergaremos a diferença.
Nenhuma estratégia pedagógica ou
métodos mirabolantes podem substituir o que temos de mais importante: a unção
de Deus, ou seja, o poder do Alto que é vital para o ensino e também para
nossas vidas. Sem esta unção, só existe o vão esforço humano.
A transformação de crianças pelo poder
de Deus é algo que transcende o nosso entendimento, fortalece os nossos pés
trôpegos e aquece o nosso coração, porque o trabalho não é nosso, é do próprio
Deus.
Se por acaso em algum momento a sua
esperança com este ministério parecer que está chegando ao fim, saiba que até a
esperança morta diante de Jesus ressuscita. Vale a pena continuar!
Bom Trabalho!
Leninha Maia
Contatos:
21 2262-2330 (Igreja Presbiteriana do Rio)
Que maravilha poder usufruir de seus conhecimentos. Deus continue te abençoando ricamente.
ResponderExcluir(lembra-se de mim? IPMN em Natal)
Bjos no ♥
Paz
Deus te abençoe por colocar púbica informações tão pertinentes. Achei aqui muitas respostas para o desafio que recebi este ano em minha igreja. Obrigada e Deus te abençoe.
ResponderExcluirAmbientes barulhentos agridem
ResponderExcluirNa 22ª. segunda semana de gravidez, a cóclea, órgão que abriga todos os componentes da audição dentro da orelha interna, já está completamente formada. Isso quer dizer que o bebê ouve a mesma coisa que você.
Estudos já demonstraram que o líquido amniótico pode amplificar alguns tipos de som, como os muito graves. A voz da mãe também é amplificada em cerca de 5 decibéis.
Um estudo chegou a mostrar que mulheres que trabalhavam oito horas por dia num ambiente de muito barulho (em volumes que exigiam proteção auricular) corriam mais risco de ter bebês com problemas auditivos.
Além disso, é preciso considerar que um barulho muito forte faz com que o organismo da mãe produza hormônios ligados ao estresse, fazendo o coração acelerar, o que não é bom para a saúde cardíaca do bebê.
Os bebês, desde o útero materno, ouvem e reconhecem vozes. Sabe-se também que são capazes de sentir emoções da mãe, de se assustar e que após o nascimento terão memórias da vida intra uterina.
O psiquiatra canadense Thomas Verny explica no livro “Bebês do Amanhã: Arte e Ciência de Ser Pais”, que desde os primeiros meses de gestação, a criança é capaz de identificar certos acontecimentos.
“Com 4 meses e meio, se você acender uma luz forte na barriga de uma gestante, o bebê vai reagir. Se fizer um barulho alto, ele tenta colocar as mãos nas orelhas. Se colocar açúcar no liquido amniótico, ele vai dobrar a ingestão. Bebês gostam de açúcar! Quando se coloca algo amargo, o bebê para de tomar o líquido e faz cara feia. Eles sentem a diferença entre doce e amargo, reagem à luz, ao toque e ao barulho.”
Vídeo-game e todos os brinquedos sonoros devem ser avaliados pelo som que emitem. “O sistema auditivo é um órgão sensorial extremamente delicado e passível de lesões se for muito carregado, principalmente em bebês, que têm uma sensibilidade auditiva muito apurada. A célula ciliada do ouvido interno do bebê sofre com o ruído excessivo e esse abuso pode acabar levando à sua destruição”, alerta o otorrinolaringologista Jamal Azzam.
A indicação é sempre manter os pequenos longe de ambientes muito barulhentos, seja um local fechado ou na rua, onde o som do trânsito também causa incômodo. Se for inevitável fugir desses locais, o ideal é proteger os ouvidos da maneira certa. “Muitos pais usam algodão para tapar o canal auditivo, mas isso não garante a vedação necessária do som. Uma opção é usar fones de ouvido de boa qualidade que preservem a audição”, finaliza Azzam.
“Há uma região no cérebro chamada “tálamo”. Esta é a parte do cérebro na qual a música é percebida. No tálamo as emoções, sensações e sentimentos são percebidos antes destes estímulos serem submetidos às partes do cérebro responsáveis pela razão. A música, portanto, não depende do sistema nervoso central para ser assimilada imediatamente pelo cérebro. Ela passa pelo aparelho auditivo, pelo tálamo e depois vai ao lobo central.
A “batida” que substitui o ritmo provoca um estado de emoção que a mente não discerne. Desorganiza a química. As batidas graves da percussão afetam o líquido cerebrospinal.
O volume (amplificado) das músicas acima de 50 decibéis prejudica a audição e a saúde cerebral”.
Ivone Boechat
Ambientes barulhentos agridem
ResponderExcluirNa 22ª. segunda semana de gravidez, a cóclea, órgão que abriga todos os componentes da audição dentro da orelha interna, já está completamente formada. Isso quer dizer que o bebê ouve a mesma coisa que você.
Estudos já demonstraram que o líquido amniótico pode amplificar alguns tipos de som, como os muito graves. A voz da mãe também é amplificada em cerca de 5 decibéis.
Um estudo chegou a mostrar que mulheres que trabalhavam oito horas por dia num ambiente de muito barulho (em volumes que exigiam proteção auricular) corriam mais risco de ter bebês com problemas auditivos.
Além disso, é preciso considerar que um barulho muito forte faz com que o organismo da mãe produza hormônios ligados ao estresse, fazendo o coração acelerar, o que não é bom para a saúde cardíaca do bebê.
Os bebês, desde o útero materno, ouvem e reconhecem vozes. Sabe-se também que são capazes de sentir emoções da mãe, de se assustar e que após o nascimento terão memórias da vida intra uterina.
O psiquiatra canadense Thomas Verny explica no livro “Bebês do Amanhã: Arte e Ciência de Ser Pais”, que desde os primeiros meses de gestação, a criança é capaz de identificar certos acontecimentos.
“Com 4 meses e meio, se você acender uma luz forte na barriga de uma gestante, o bebê vai reagir. Se fizer um barulho alto, ele tenta colocar as mãos nas orelhas. Se colocar açúcar no liquido amniótico, ele vai dobrar a ingestão. Bebês gostam de açúcar! Quando se coloca algo amargo, o bebê para de tomar o líquido e faz cara feia. Eles sentem a diferença entre doce e amargo, reagem à luz, ao toque e ao barulho.”
Vídeo-game e todos os brinquedos sonoros devem ser avaliados pelo som que emitem. “O sistema auditivo é um órgão sensorial extremamente delicado e passível de lesões se for muito carregado, principalmente em bebês, que têm uma sensibilidade auditiva muito apurada. A célula ciliada do ouvido interno do bebê sofre com o ruído excessivo e esse abuso pode acabar levando à sua destruição”, alerta o otorrinolaringologista Jamal Azzam.
A indicação é sempre manter os pequenos longe de ambientes muito barulhentos, seja um local fechado ou na rua, onde o som do trânsito também causa incômodo. Se for inevitável fugir desses locais, o ideal é proteger os ouvidos da maneira certa. “Muitos pais usam algodão para tapar o canal auditivo, mas isso não garante a vedação necessária do som. Uma opção é usar fones de ouvido de boa qualidade que preservem a audição”, finaliza Azzam.
“Há uma região no cérebro chamada “tálamo”. Esta é a parte do cérebro na qual a música é percebida. No tálamo as emoções, sensações e sentimentos são percebidos antes destes estímulos serem submetidos às partes do cérebro responsáveis pela razão. A música, portanto, não depende do sistema nervoso central para ser assimilada imediatamente pelo cérebro. Ela passa pelo aparelho auditivo, pelo tálamo e depois vai ao lobo central.
A “batida” que substitui o ritmo provoca um estado de emoção que a mente não discerne. Desorganiza a química. As batidas graves da percussão afetam o líquido cerebrospinal.
O volume (amplificado) das músicas acima de 50 decibéis prejudica a audição e a saúde cerebral”.
Ivone Boechat
Muito bom Deus abençoe este trabalho .
ResponderExcluirfiquei maravilhada com esse conteúdo!
ResponderExcluireu amei esse alimento espiritual, Deus abençoe esse ministério muito mais para alcançar mais corações, senti a presença de Deus através desse conteúdo!!
ResponderExcluirMuito bom! Você compartilhou informações preciosas que irão me ajuda na minha igreja local. Deus lhe abençoe minha irmã.
ResponderExcluirGostei muito!
ResponderExcluirIrmã você compartilhou idéias que Irão mim ajudar
Que Deus abençoe todos vocês
A Paz do Senhor Jesus Cristo.
Muito bom!!! "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina
ResponderExcluirparabens, eu ja vou reajustar para usar na minha igreja em 2020
ResponderExcluirMaravilhosa sua ajuda!
ResponderExcluir