TREINAMENTO DEPARTAMENTO INFANTIL



Treinamento de Educação Cristã
Missionária Leninha Maia
Educadora Cristã


O que é vocação?
“O lugar para onde Deus chama é o local onde sua alegria mais profunda e a maior necessidade do mundo se encontram!” Frederick Buechner

         A vocação do cristão torna-se um paralelo com a pergunta “Por que você existe?” Teologicamente, a resposta é: “seu propósito em viver é glorificar e servir a Deus por meio do serviço à humanidade.”
         Somos usados por Deus de modo particular. Tudo que passamos na vida, todas as experiências que tivemos, todos os problemas que já enfrentamos, todas as rejeições que já sentimos como seres humanos, toda celebração que já compartilhamos, toda vitória que já provamos, tudo aconteceu para que tornássemos o que somos agora. Para que Deus utilize as nossas vidas de uma forma muito especial.

VOCAÇÃO # OCUPAÇÃO
OCUPAÇÃO – Aquilo que ocupa o nosso tempo.
VOCAÇÃO – É aquilo para o que fomos chamados.

         “Uma pessoa não pode descobrir sua chamada a não ser dentro do contexto do cuidado e da alimentação do seu relacionamento com Jesus Cristo. É essa formação espiritual que sustenta a pessoa enquanto ela vive e realiza sua chamada, porque, se você for bem-sucedido em realizá-la, enfrentará resistência espiritual” Robert C. Linthicum

Ø  Habilidades Naturais e Talentos - investidos em nós por Deus quando no nosso nascimento, e, às vezes, provocados por disciplina e prática.

Ø  Dons dos cristãos – Gálatas 5.22,23

Ø  Dons Espirituais Específicos – 1 Cor. 12.27-30 Que não podem ser acessados, a menos que estejamos em um relacionamento dinâmico com Jesus Cristo e cheios do Espírito Santo.





A vocação para o ensino faz a diferença.

Atividade:
  1. Pare 30 segundos e pense em dois professores na área secular que marcaram a sua vida.
  2. Pense agora em um professor da EBD.
O que você acha que fez a diferença?


Visão dos verdadeiros líderes da EBD
1) A Bíblia é a Palavra de Deus, viva e eficaz para mudar vidas.
2) Trabalhamos com pessoas (alunos e professores), elas são mais importantes do que os métodos, a disciplina, etc.
3) Somos servos, chamados por Deus para servir através da EBD
4) No domingo, estaremos presentes na EBD. Só faltaremos se estivermos doentes ou tivermos absoluta necessidade!
5) Zelo e amor. Evitaremos assumir outros compromissos que atrapalhem este ministério. Dedicaremos tempo a este ministério
6) Nosso exemplo é muito importante.
7) Qualquer mérito pelo serviço bem realizado é de Cristo.
 
Professores Criativos:

  1. Ensinamos com criatividade como reflexo a imagem de Deus em nós.
Temos a capacidade dada por Deus de criar para glória Dele. A criatividade permite que vejamos relacionamentos novos, inventemos o que não existia e imaginemos soluções novas para ver os problemas.

  1. Ensinamos com criatividade conforme o modelo dos grandes comunicadores  da Palavra de Deus.

  1. Ensinamos com criatividade conforme o modelo de Jesus.

  1. Ensinamos com criatividade por causa da realidade de vida dos nossos alunos.

  1.  Ensinamos com criatividade para acelerar o processo de aprendizagem.

  1. Apresentamos um tipo de atividade que não constitua nenhuma ameaça, de modo a primeiro estabelecer entre nós confiança e relacionamento.


Os 10 mandamentos de criatividade pa ra o Educador  Cristão:
1-    Dependa do Espírito Santo
2-   Use métodos apropriados ao conteúdo da lição.
3-   Prepare bem a aula.
4-   Desenvolva as idéias com entusiasmo.
5-   Tenha coragem para experimentar idéias novas.
6-    Seja sensível às necessidades, tradições e expectativa da classe.
7-    Adapte as idéias conforme a sua realidade de ensino.
8-   Varie as idéias de aula em aula.
9-   Use um plano de aula.
10- Avalie bem a aula e os métodos depois da lição.


ENTUSIASMO: para enxergar o potencial dos alunos e professores da EBD
AMOR: para preencher nossa insuficiência e nos animar sempre
PERDÃO: para oferecer, quando nem sempre tudo dá certo
FÉ: para crer no poder do Espírito Santo, agindo através da EBD
HUMILDADE: para mudar e aprender, ouvir sugestões e partilhar desafios.
 
Capacitação para professores

A finalidade é tripla:

  • Salvação (assumindo o compromisso com Jesus Salvador)
  • Crescimento (andando no caminho de Deus)
  • Serviço (ser útil ao Reino dos Céus)

Característica do Professor:
O Professor deve ser convicto de sua salvação.
Entre suas característica podemos destacar:
  • Dedicação (estudar a bíblia, estudar e depender do Espírito Santo);
  • Chamado por Deus
  • Amor e Compreensão
  • Visão (acreditar no projeto de Deus na vida do aluno))
  • Responsabilidade (pontualidade, organização, tempo para preparar as aula)
  • Vida Cristocêntrica (você é um espelho)
  • Vida de oração
  • Persistência
  • Defina os objetivos e espere resultados
  • Atualizado
  • Boa apresentação
  • Disposição
  • Interesse pelos alunos (procurar conhecê-los)

Liderança na EBD
 
Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas a um objetivo comum.
Líder é aquele que recebe tal responsabilidade, assumindo o compromisso de levar o grupo àquele objetivo.
Portanto, liderar exige conhecimentos, técnicas e aprendizado contínuo no trato de pessoas.
Não confunda administrar coisas com liderar pessoas!
Liderar não é administrar templos, finanças, organizações. Você pode ser um ótimo administrador das finanças da sua igreja, por exemplo, e não ter nenhuma liderança nesta área.
 
 
Estilos de Liderança
1. Autocrática: decide tudo sozinho. Não dá espaço para novos líderes. Exigente. Foco nos "resultados" e não nas pessoas.
2. Democrática: não decide nada, deixa tudo para que os liderados decidam. Foco nas pessoas e não no objetivo.
3. Volúvel: vai de acordo com a "onda". Muda o objetivo de acordo com "as novidades".
4. Detalhista: perde-se em detalhes e perfeccionismos. Preocupa-se mais com os métodos que o objetivo.
5. Responsável: assume a responsabilidade da liderança, motivando o grupo a atingir o objetivo. Trabalha com foco nas pessoas sem perder de vista o objetivo.
 
Técnicas do bom líder:
1.     COMUNICAR: informar de maneira clara, direta e simples. Transmitir a visão da necessidade de conseguir o objetivo.                                                                                             2. DELEGAR: acionar os recursos dos seus liderados ("dons") na direção do objetivo. Fazer com que 1+1 seja igual a 3, e não 2. Organizar tarefas e funções. Formar equipes.
3. INOVAR: aceitar mudanças e novas idéias. A única coisa que o bom líder não cede é quanto ao objetivo. No caso do líder cristão, não cede quanto á doutrina bíblica.
4. MOTIVAR: incentivar novas lideranças. Elogiar. Estimular a participação dos liderados nos processos que levam ao objetivo final. Ser exemplo de conduta.
5. PLANEJAR: ter uma visão de longo prazo, definindo prioridades. Treinar as lideranças. Adotar metodologias compatíveis com os objetivos.
 
AS 10 BEM AVENTURANÇAS DE UM LÍDER
1. Bem aventurado o líder que não busca posições elevadas, mas que foi convocado ao serviço pela sua habilidade e disposição de servir.
2. Bem aventurado o líder que sabe para onde está indo e como chegar lá.
3. Bem aventurado o líder que não fica desencorajado e que não apresenta alegações para isto.
4. Bem aventurado o líder que sabe liderar sem ser ditador. Os verdadeiros líderes são humildes.
5. Bem aventurado o líder que busca o melhor para os seus liderados.
6. Bem aventurado o líder que lidera conforme o bem da maioria e não segundo a gratificação pessoal de suas próprias idéias.
7. Bem aventurado o líder que desenvolve líderes ao liderar.
8. Bem aventurado o líder que marcha com o grupo, interpretando corretamente os sinais do caminho que conduzem ao sucesso.
9. Bem aventurado o líder que tem a sua cabeça nas nuvens, mas os seus pés na terra.
10. Bem aventurado o líder que considera a liderança como uma oportunidade de servir.
 
LIDERANÇA - UM DESAFIO AO SERVIÇO
A verdadeira liderança não pode ser concedida, nomeada ou atribuída. Deve ser conquistada. O líder tem que inspirar a confiança e merecer o respeito de seus liderados.
 COMO MELHORAR NOSSOS RELACIONAMENTOS
1. Cumprimente as pessoas. Nada há tão agradável e animado, quanto uma palavra de saudação. particularmente hoje em dia quando precisamos mais de "sorrisos amáveis"
2. Sorria para as pessoas. Acionamos 72 músculos para franzir a testa e somente 14 para sorrir.
3. Chame as pessoas pelo nome. A música mais suave para muitos ainda é ouvir seu próprio nome.
4. Seja amigo prestativo. Se você quiser ter amigos, seja amigo.
5. Seja cordial. Fale e haja com toda sinceridade.
6. Interesse-se sinceramente pelos outros.
7. Seja generoso ao elogiar, cauteloso ao criticar. Os lideres elogiam, sabem encorajar, dar confiança e elevar os outros.
8. Considere os sentimentos dos outros. Existem três lados numa controvérsia:. o seu, o da outra pessoa, e o lado de quem está certo.
9. Ouça, aprenda e saiba reconhecer o valor dos outros.
10. Preste favores, sem esperar nada em troca.
11. Ao dizer "não", o faça com delicadeza,
12. Nunca devolva um ataque verbal. Nessas horas, é melhor ficar calado do que dizer bobagens e alterar os ânimos. Veja Pv 10.18-20, 15.1
13. Não se meta onde não é chamado: 2 Ts 3.11
14. Jamais passe comentários negativos.
 
Algumas recomendações para se evitar os ruídos na comunicação:
·         Planeje cuidadosamente sua comunicação. Evite falar demais. Seja objetivo.
·         Antes da comunicação decida qual o melhor meio
·         Quando oralmente, fale de maneira clara e pausadamente.
·         Evite comunicar-se sob estado de tensão; você poderá dizer muita coisa e depois se arrepende.
·         Use a mesma linguagem do receptor
·         Fale um assunto de cada vez. Não misture os assuntos
·         Verifique se foi compreendido através de perguntas dirigidas ao grupo
·         Ouça o que os outros têm a dizer.
ü  Falar com Amor: Que prazer é ouvir algumas pessoas falar ! O rosto delas parece radiar o gozo, a paz e o amor do Senhor. É fácil prestar atenção àquilo que dizem. Sentimos o amor de Deus quando falam. Como têm uma atitude simpática e não de condenação ou superioridade! Sigamos o exemplo destes, e não o exemplo negativo de alguns que falam sem manifestar o amor e compaixão do nosso Mestre. 
ü   Falar no Poder do Espírito: O apóstolo Paulo assim escreveu em I Coríntios 2:4,5 : "A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder; para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus."
O QUE É INOVAÇÃO?
É o ato de inovar, introduzir novidades, produzir algo novo, encontrar novo processo, renovar.
Lembre-se: a única coisa que não muda é a Palavra de Deus! (Lc 21.33 e Hb 13.8).
PERIGO!
Um dos maiores perigos da EBD é a rotina. Muitos cristãos julgam "frieza espiritual" quando os alunos mostram-se desinteressados, especialmente os adolescentes. Mas o que tem sido feito para inovar na EBD?
 
OBJETIVOS DA INOVAÇÃO NA EBD
é Explorar participação dos alunos
é Valorizar novas idéias
é Atrair novas pessoas
é Aumentar a qualidade de ensino
é  Aumentar a absorção do conteúdo das lições pelos alunos
 
MÉTODOS PARA OBTER IDÉIAS INOVADORAS
1) "Explosão de Idéias"
2) Visitas a outras EBD ou igrejas, escolas, etc.
3) Leitura de livros sobre ensino, EBD, educação, dinâmica de grupos, etc.
4) Caixa de sugestões
5) Consultas ao Conselho da Igreja e demais obreiros

Orientações para o plano de aula

Ø  Objetivos – O objetivo é a transformação da vida do aluno. Visa a modificação de comportamentos, idéias e tudo baseado em princípios bíblicos.
Na medida do possível, os objetivos devem ser:
o     Breves
o    Mensuráveis.
o    Específicos
o    Alcançáveis
o    Práticos

Ø  Material necessário: o professor deve preparar e ter em suas mão todo o material de apoio que precisará.
Ø  Recepção – é muito importante preparar o primeiro contato que o aluno terá com o professor. Destacando neste momento a importância do aluno.
Ø  Explicação – A transmissão precisa ser clara e objetiva, ou seja, sem rodeios. Anote os métodos didáticos que pretende usar, e quanto tempo cada estratégia vai precisar.
Ø  Conteúdo – Ligar a realidade do aluno, trazendo e valorizando as experiências de cada um.
Ø  Revisão - Tirar as dúvidas, interagindo com os alunos sobre o aprendizado.
Ø  Aplicação – Desafiar os alunos a viverem de acordo com a Palavra de Deus.

            Momento de Crescimento: Professores  e Equipe

Momento reservado à Coordenação, professores e equipe para espaço pedagógico, reuniões administrativas e para ministração de princípios bíblicos e ético-cristão, visando aperfeiçoamento da equipe.

Momento Pedagógico Geral dos Professores

Encontro trimestral da Coordenadoria como os professores a fim de:
n  Acompanhar, supervisionar e orientar o professor, no exercício das atividades com os alunos, tais como: Planos de aulas, Assistência ao aluno, etc...
n  Promover a integração e o crescimento espiritual do grupo. Ministrar princípios bíblicos para o professor em seu ministério com os alunos.
n  Resolver questões gerais.


Capacitação de Liderança Cristã
- treinamentos específicos para professoras da área de Escola Dominical.

      Momento Devocionais
n  Grupos de intercessão pelas vidas dos alunos, professores, e equipe.
n  Devocional nos lares


     Assistência e Aconselhamento
          
  • Atendimento especial ao aluno
  • Atendimento aos professores e equipe
  • Atendimento aos pais (caso seja classe de crianças)

EXEMPLO DE PLANEJAMENTO ANUAL DA EBD
(Este é apenas um exemplo. Não o copie. Utilize seu próprio planejamento!)
PERÍODO ou DATAS ATIVIDADES
- Reunião Trimestral dos Professores
- Curso de reciclagem dos Professores
- Visita a outra EBD
- Reunião Trimestral dos Professores
-  Gincana Bíblica
-  Campanha "Adote um livro"
- Reunião Trimestral dos Professores
-  Retiro dos professores
-  Semana da Leitura - Livro de Neemias
-  Campanha de Recursos para a EBD
- Reunião Trimestral dos Professores
-  Dia Especial para os professores
-  Planejamento para o ano
- Eleição dos Alunos Destaques
-  Atividades de Natal e Encerramento
- Jantar de Confraternização dos Professores
 
IDÉIAS PARA UM PROGRAMA DE MOTIVAÇÃO PARA PROFESSORES EBD
Não basta apenas criar a motivação, é preciso mantê-la. Motivação não se obtém com palavras de elogios  e não se mantém com as atividades normais e comuns da igreja. É preciso um PROGRAMA DE MOTIVAÇÃO. Sugere-se os seguintes recursos:
1. Criação da biblioteca da igreja, sob organização do conselho de professores da EBD, buscando, entre outros objetivos, facilitar a pesquisa, estimular a leitura e permitir que óbices financeiros não sejam empecilhos para o professor ensinar.
2. Congresso anual de professores de EBD: escolhendo-se uma data, de preferência em outubro (15/10 dia do professor) para reunir, em solenidade especial, todos os professores, valorizando o ministério dos mesmos e dando especial destaque aqueles que completaram 1, 5, 10, 15, 20 e 25 anos ou mais de ministério no ensino.
3. Cursos de reciclagem trimestral: convidando um ou mais palestrantes, para apresentar tópicos relacionados á EBD. Na ocasião, seriam apresentados também as estatísticas trimestrais sobre a EBD local. Sugestões de palestrantes: , professores e líderes de EBD de outras igrejas, autores de livros, líderes da juventude, etc.
4. Almoço de planejamento mensal: os professores serão reunidos para elaboração de planos, visando também trocar entre si as experiências e acontecimentos ocorridos no mês, bem como aconselharem-se mutuamente nos desafios encontrados.
5. Boletim EBD: a ser redigido pelos próprios professores, divulgando tópicos da EBD local, idéias criativas e outros assuntos de interesse.
6. Eleição do professor-destaque: a ser realizado anualmente, reconhecendo-se o mérito por assiduidade, compromisso, pesquisa e outros tópicos. O prêmio poderia ser uma bolsa de livros, onde determinada verba seria destinada para que aquele professor adquirisse livros para sua biblioteca particular de pesquisas e estudos.
7. Culto especial: a ser realizado no final do ano, apresentando-se individualmente cada professor, com reconsagração dos dons de ensino e reconhecimento da importância do ministério educacional, perante toda a igreja reunida em culto festivo.
Exercícios:
a) Das idéias listadas acima, selecione uma que não esteja sendo feita em sua igreja. Planeje como implantá-la.
b) Crie uma nova idéia para motivação dos professores da EBD.


«  SUGESTÕES CRIATIVAS   «

  • CLASSES DE INTERESSES
As classes de interesses proporcionam ambientes adequados para determinados fins. Exemplos:

·         ESPAÇO DA LEITURA
Ambiente com livros infantis evangélicos, tapetes e travesseiros. O ambiente deve ficar aconchegante para o aluno.  Neste espaço a professora aproveita para contar histórias e incentivar seus alunos a leitura.  As Igrejas que não tiverem  espaço suficiente podem recorrer a biblioteca itinerante.
·         ESPAÇO DAS ARTES
Local com mesinhas próprias  para as idades dos alunos e bastante variedade de material escolar como: tinta, massinha, guaches, cola, tesoura, revistas para recortes, cartolinas, lápis de cor e de cera,  etc (tudo de acordo com cada faixa-etária)                    
. Providenciar aventais de plásticos para que as crianças não sujem suas roupas.
·         ESPAÇO DA MÚSICA , VÍDEO E TEATRO
Com som, televisão, vídeo e um pequeno palco. Proporcionando um ambiente adequado para  ensinar novos cânticos, conhecer músicas infantis evangélicas, assistir filmes, apresentações de teatro, karaoquê e outros.
·         ESPAÇO DA BRINCADEIRA
Jogos, bonecas, panelinhas, bolas  e outros. Todos esses espaços podem ser adaptados conforme a realidade de cada igreja. Se não tiverem um número de salas suficientes, podem trabalhar com rodízio. O ideal é que uma pessoa bem criativa fique responsável por este setor que poderia ser  criado para facilitar cada professor.

- FEIRA BÍBLICA
Envolvimento: todos os alunos.
Horário: sábado (manhã e tarde).
Local: igreja, escola pública.
Professores desenvolvem junto à classe determinado tema bíblico ou secular: drogas, arca de Noé, instrumentos musicais, a criação, etc. O período de preparação pode ser de um mês.
Envolve: enfeitar a classe, confeccionar roupas adequadas ao tema com TNT (tecido não tecido), maquetes (material reciclável), lembranças para os visitantes, balinhas e, conforme o tema, algum alimento. Ex.: Bodas de Caná.
Programação: devocional de abertura, soltura de balões (por ex.), sorteios durante a feira, encerramento com um culto.
Obs.: Caso a feira seja feita fora das dependências da igreja poderá haver uma praça de alimentação.

- CAMPEONATO DE PIPAS "GOSPEL"
Envolvimento: infanto-juvenil.
Horário: sábado pela amanhã ou tarde.
Especial cuidado com autorização dos pais e acidentes com fios elétricos.
Distribui-se os participantes em categoria por idade etc., que trarão pipas confeccionadas por eles próprios com temas bíblicos. A premiação deve seguir critérios como: tamanho da pipa, beleza, melhor mensagem e a mais criativa.
Servir um lanche no final e caso haja tempo e espaço físico preparar uma oficina de pipas.
A premiação deve ser feita na escola dominical para haver o "ícone de ligação". Lembre-se: uma cerimônia de premiação bem preparada é marcante e nem sempre é dispendiosa.
 
- SERENATA
Envolvimento: todos os alunos.
Ocasião: Dia das mães, dos pais, do professor, etc.
Reunir um grupo limitado de pessoas munidas de mini-cestas de café da manhã (confeccionadas pelo próprio grupo), e sair fazendo serenata de louvores nas casas pré-determinadas e entregando cestas. Com certeza o grupo homenageado terá uma escola dominical cheia de boas recordações para contar.

- GINCANA TOTAL
Local: igreja, parque, etc.
Início com devocional, apresentação das regras, pontuação e premiação. Especificar horário de entrega das tarefas.
Exemplos de tarefas:
1) trouxer a foto mais antiga da igreja ganha "x" pontos
 2) a maior quantidade de peças de roupas ou alimentos para doação vale "x" pontos ou 3) alguém com mais de 70 anos caracterizado de Abraão.
Possíveis prêmios: um almoço para a classe vencedora, um passeio, uma reforma na sala de aula ou apenas uma lembrança simbólica.

- FEIRA DAS NAÇÕES
Envolvimento: todos.
Horário: sábado das 10h às 16h.
Ocasião: Dia do missionário.
Montar stands das nações.
Cada stand abrigará: comida típica, participantes devidamente paramentados, informações sobre o país e missionários nele (cartazes e alunos instruídos anteriormente), lembrancinha típica.
Comece com devocional, sorteie prêmios durante a feira, encerre com um culto.
Boa ocasião para se levantar ofertas específicas.
Lembre-se: toda atividade deve ter o aval de seu pastor e conselho.
Pode-se montar stand de livros e CDs.

- MINI ESCOLA BÍBLICA
Envolvimento: todos.
Horário: um sábado por bimestre (tarde).
Uma tarde de evangelismo infantil, incentivando novas crianças a freqüentar a escola dominical.
Outros: passeios diversos, teatro, almoços após a escola dominical.
Dentro do horário comum
Concurso de maquetes:
Envolvimento: infanto-juvenil.
Os alunos trarão maquetes com temas bíblicos feitas em casa. Prepare um júri, um local de exposição e uma bonita cerimônia de premiação.

- CONCURSO DE POESIAS E ACRÓSTICOS
Envolvimento: todos (cuidado com os critérios e categorias de julgamento).

- ENTREVISTA
Entreviste alguém de surpresa sobre algum tema que seja importante para a igreja naquele momento. Prepare um repórter (poder ser uma criança). Monte um ambiente de entrevistas, crie o "clima", inclusive com trilha sonora.
Escolha bem o entrevistado para alcançar objetivos.

- CAFÉS DA MANHÃ OU ALMOÇOS
Eventos que necessariamente ligam horários são excelentes para a comunhão.
Pode ser mais simples apenas café e leite com chocolate, por vezes, algumas bolachas.
Podem homenagear alguém, algum departamento da igreja ou aniversariantes do mês.
Envolva o maior número de pessoas possível.
Bilhetes para serem entregues na entrada:
Devem conter a pergunta bíblica por fora e o dizer "Só abra se souber a resposta - seja fiel".

- INTEGRAÇÃO
Pegue uma foto bem antiga ou objeto de uso pessoal ou profissional de um aluno. Coloque no painel de avisos por um período determinado antes da escola dominical. Deixe uma caixa ao lado para que sejam depositados os votos. Ao final, sorteie um e acertado o nome do aluno em questão, dê um pequeno brinde a quem acertou. Exponha pequena biografia daquele aluno e sua família (procure usar recursos audiovisuais).

- TEMA: GENTE QUE FAZ A ESCOLA DOMINICAL.
Bandeiras:
Cada classe confeccionará sua bandeira. No encerramento da escola dominical terá o direito de hastear a sua a classe que obtiver 80% de presença. A classe que obtiver 100% ganha uma estrela (botão), a que trouxer mais visitantes outra "condecoração". Depois de um certo período (um mês ou dois), a classe que teve maior índice de apresentação da bandeira será homenageada. Valorize a cerimônia de premiação.

- TELE-TEATRO
 Solicite a um grupo de irmãos que prepare uma peça com um tema da vida secular e a filme passando para a escola dominical. Pode ser feito em transparência também. Use locações interessantes.

- IDÉIAS INTER-CLASSES
Fazer um bolo (infantil).
Uma salada de frutas.
Esporadicamente permitir que uma classe faça sua aula em outro lugar (ar livre, piquenique).


ATIVIDADES INFANTIS

  • EBD Infância
  • Culto Infantil
Temos a oportunidade de cultuarmos o nosso Deus a todo momento, pois nossa vida deve ser de  um modo geral um culto de glorificação a Deus.
E as nossas crianças não podem deixar de entender a nossa missão como pessoas que se renderam a Jesus Cristo.

  • UCP (União de Crianças Presbiterianas) – treinando liderança / faixa-etárias
  • Pequenos Grupos
  • Corais
  • Capelania Hospitalar e Domiciliar Infantil
Objetivo Geral – Levar conforto através da Palavra de Deus às crianças enfermas da Igreja  ou crianças indicadas pelos membros da Igreja.
Objetivos Específicos
-      Levar a palavra de Deus ao encontro da criança;
-      Dar o suporte como Igreja;
-      Ajudar a criança a entender sua importância diante de Deus;
-      Levar o conforto a sua família.
Metas
-      Oração
-      Levar histórias bíblicas
-      Fantoches
-      Músicas

  • CANTINHO DO BERÇÁRIO
    É um cantinho todo especial para os nenéns. A igreja reconhece como são importantes as primeiras impressões espirituais na vida dos nenéns. Tudo isso vai ajudá-los mais tarde a ter suas experiências com Jesus. Com  atividades musicais próprias para esta faixa-etária e incentivo aos    pais a desenvolverem hábitos que ajudem a criança a conhecer a Jesus como Único e Verdadeiro Salvador.
- Entrega de cd´s de músicas de ninar em canções evangélicas.
- Professores dispostos a ligarem durante a semana para orarem com os pais.
- Presença do pastor aos domingos para abençoar as crianças, desenvolvendo aproximação do pastor com as famílias.
  • Escola Bíblica de Férias




« CONCLUSÃO
         Espero que mais do que incentivá-lo a trabalhar com esta faixa-etária, este treinamento tenha o incentivado a buscar a Jesus Cristo pedindo o seu poder para efetuar com êxito todas as atividades, pois as palavras e até mesmo a prática sem a unção de Deus, não vão significar nada. Deus precisa estar presente, só então enxergaremos a diferença.
         Nenhuma estratégia pedagógica ou métodos mirabolantes podem substituir o que temos de mais importante: a unção de Deus, ou seja, o poder do Alto que é vital para o ensino e também para nossas vidas. Sem esta unção, só existe o vão esforço humano.
         A transformação de crianças pelo poder de Deus é algo que transcende o nosso entendimento, fortalece os nossos pés trôpegos e aquece o nosso coração, porque o trabalho não é nosso, é do próprio Deus.
         Se por acaso em algum momento a sua esperança com este ministério parecer que está chegando ao fim, saiba que até a esperança morta diante de Jesus ressuscita. Vale a pena continuar!
Bom Trabalho!

Leninha Maia
Contatos:
21 2262-2330 (Igreja Presbiteriana do Rio)





Comentários

  1. Que maravilha poder usufruir de seus conhecimentos. Deus continue te abençoando ricamente.

    (lembra-se de mim? IPMN em Natal)

    Bjos no ♥
    Paz

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  2. Deus te abençoe por colocar púbica informações tão pertinentes. Achei aqui muitas respostas para o desafio que recebi este ano em minha igreja. Obrigada e Deus te abençoe.

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  3. Ambientes barulhentos agridem

    Na 22ª. segunda semana de gravidez, a cóclea, órgão que abriga todos os componentes da audição dentro da orelha interna, já está completamente formada. Isso quer dizer que o bebê ouve a mesma coisa que você.

    Estudos já demonstraram que o líquido amniótico pode amplificar alguns tipos de som, como os muito graves. A voz da mãe também é amplificada em cerca de 5 decibéis.

    Um estudo chegou a mostrar que mulheres que trabalhavam oito horas por dia num ambiente de muito barulho (em volumes que exigiam proteção auricular) corriam mais risco de ter bebês com problemas auditivos.

    Além disso, é preciso considerar que um barulho muito forte faz com que o organismo da mãe produza hormônios ligados ao estresse, fazendo o coração acelerar, o que não é bom para a saúde cardíaca do bebê.

    Os bebês, desde o útero materno, ouvem e reconhecem vozes. Sabe-se também que são capazes de sentir emoções da mãe, de se assustar e que após o nascimento terão memórias da vida intra uterina.

    O psiquiatra canadense Thomas Verny explica no livro “Bebês do Amanhã: Arte e Ciência de Ser Pais”, que desde os primeiros meses de gestação, a criança é capaz de identificar certos acontecimentos.

    “Com 4 meses e meio, se você acender uma luz forte na barriga de uma gestante, o bebê vai reagir. Se fizer um barulho alto, ele tenta colocar as mãos nas orelhas. Se colocar açúcar no liquido amniótico, ele vai dobrar a ingestão. Bebês gostam de açúcar! Quando se coloca algo amargo, o bebê para de tomar o líquido e faz cara feia. Eles sentem a diferença entre doce e amargo, reagem à luz, ao toque e ao barulho.”

    Vídeo-game e todos os brinquedos sonoros devem ser avaliados pelo som que emitem. “O sistema auditivo é um órgão sensorial extremamente delicado e passível de lesões se for muito carregado, principalmente em bebês, que têm uma sensibilidade auditiva muito apurada. A célula ciliada do ouvido interno do bebê sofre com o ruído excessivo e esse abuso pode acabar levando à sua destruição”, alerta o otorrinolaringologista Jamal Azzam.

    A indicação é sempre manter os pequenos longe de ambientes muito barulhentos, seja um local fechado ou na rua, onde o som do trânsito também causa incômodo. Se for inevitável fugir desses locais, o ideal é proteger os ouvidos da maneira certa. “Muitos pais usam algodão para tapar o canal auditivo, mas isso não garante a vedação necessária do som. Uma opção é usar fones de ouvido de boa qualidade que preservem a audição”, finaliza Azzam.

    “Há uma região no cérebro chamada “tálamo”. Esta é a parte do cérebro na qual a música é percebida. No tálamo as emoções, sensações e sentimentos são percebidos antes destes estímulos serem submetidos às partes do cérebro responsáveis pela razão. A música, portanto, não depende do sistema nervoso central para ser assimilada imediatamente pelo cérebro. Ela passa pelo aparelho auditivo, pelo tálamo e depois vai ao lobo central.

    A “batida” que substitui o ritmo provoca um estado de emoção que a mente não discerne. Desorganiza a química. As batidas graves da percussão afetam o líquido cerebrospinal.
    O volume (amplificado) das músicas acima de 50 decibéis prejudica a audição e a saúde cerebral”.


    Ivone Boechat

    ResponderExcluir
  4. Ambientes barulhentos agridem

    Na 22ª. segunda semana de gravidez, a cóclea, órgão que abriga todos os componentes da audição dentro da orelha interna, já está completamente formada. Isso quer dizer que o bebê ouve a mesma coisa que você.

    Estudos já demonstraram que o líquido amniótico pode amplificar alguns tipos de som, como os muito graves. A voz da mãe também é amplificada em cerca de 5 decibéis.

    Um estudo chegou a mostrar que mulheres que trabalhavam oito horas por dia num ambiente de muito barulho (em volumes que exigiam proteção auricular) corriam mais risco de ter bebês com problemas auditivos.

    Além disso, é preciso considerar que um barulho muito forte faz com que o organismo da mãe produza hormônios ligados ao estresse, fazendo o coração acelerar, o que não é bom para a saúde cardíaca do bebê.

    Os bebês, desde o útero materno, ouvem e reconhecem vozes. Sabe-se também que são capazes de sentir emoções da mãe, de se assustar e que após o nascimento terão memórias da vida intra uterina.

    O psiquiatra canadense Thomas Verny explica no livro “Bebês do Amanhã: Arte e Ciência de Ser Pais”, que desde os primeiros meses de gestação, a criança é capaz de identificar certos acontecimentos.

    “Com 4 meses e meio, se você acender uma luz forte na barriga de uma gestante, o bebê vai reagir. Se fizer um barulho alto, ele tenta colocar as mãos nas orelhas. Se colocar açúcar no liquido amniótico, ele vai dobrar a ingestão. Bebês gostam de açúcar! Quando se coloca algo amargo, o bebê para de tomar o líquido e faz cara feia. Eles sentem a diferença entre doce e amargo, reagem à luz, ao toque e ao barulho.”

    Vídeo-game e todos os brinquedos sonoros devem ser avaliados pelo som que emitem. “O sistema auditivo é um órgão sensorial extremamente delicado e passível de lesões se for muito carregado, principalmente em bebês, que têm uma sensibilidade auditiva muito apurada. A célula ciliada do ouvido interno do bebê sofre com o ruído excessivo e esse abuso pode acabar levando à sua destruição”, alerta o otorrinolaringologista Jamal Azzam.

    A indicação é sempre manter os pequenos longe de ambientes muito barulhentos, seja um local fechado ou na rua, onde o som do trânsito também causa incômodo. Se for inevitável fugir desses locais, o ideal é proteger os ouvidos da maneira certa. “Muitos pais usam algodão para tapar o canal auditivo, mas isso não garante a vedação necessária do som. Uma opção é usar fones de ouvido de boa qualidade que preservem a audição”, finaliza Azzam.

    “Há uma região no cérebro chamada “tálamo”. Esta é a parte do cérebro na qual a música é percebida. No tálamo as emoções, sensações e sentimentos são percebidos antes destes estímulos serem submetidos às partes do cérebro responsáveis pela razão. A música, portanto, não depende do sistema nervoso central para ser assimilada imediatamente pelo cérebro. Ela passa pelo aparelho auditivo, pelo tálamo e depois vai ao lobo central.

    A “batida” que substitui o ritmo provoca um estado de emoção que a mente não discerne. Desorganiza a química. As batidas graves da percussão afetam o líquido cerebrospinal.
    O volume (amplificado) das músicas acima de 50 decibéis prejudica a audição e a saúde cerebral”.


    Ivone Boechat

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  5. Muito bom Deus abençoe este trabalho .

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  6. fiquei maravilhada com esse conteúdo!

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  7. eu amei esse alimento espiritual, Deus abençoe esse ministério muito mais para alcançar mais corações, senti a presença de Deus através desse conteúdo!!

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  8. Muito bom! Você compartilhou informações preciosas que irão me ajuda na minha igreja local. Deus lhe abençoe minha irmã.

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  9. Gostei muito!
    Irmã você compartilhou idéias que Irão mim ajudar
    Que Deus abençoe todos vocês
    A Paz do Senhor Jesus Cristo.

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  10. Muito bom!!! "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina

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  11. parabens, eu ja vou reajustar para usar na minha igreja em 2020

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