As aparências podem enganar
1 Samuel 16.1-13

Você já deu nota para alguém pelo seu exterior? Já se pegou criticando outras pessoas até mesmo sem conhecê-las? Você se impressiona com as pessoas logo pelo que você vê? Ou você já foi vitima de pessoas que nem te conheciam, mas resolveram te rejeitar pelo que você tem ou é?
Isso é triste, mas é verdade, as pessoas geralmente não são respeitadas pelo que elas são, mas pelo corpo que tem, pelas roupas que vestem e pelo dinheiro que possuem.
            Vamos analisar conceitos e preconceitos que fazemos através da aparência dos outros. Não é difícil conhecer histórias ou conhecer pessoas que já passaram por estes problemas.
             Temos dificuldade na nossa visão, pois os valores estão trocados. Mas algo é certo: Deus tem muito a nos ensinar sobre este assunto e nos ajudar a refletir sobre atitudes que devemos ter. Vamos procurar ajustar nossa visão de acordo com a Palavra de Deus nos ensina, pois as aparências podem nos enganar.


Compartilhando
1 - Aos nossos olhos
    Através do texto que estamos estudando sabemos que do.amb que da mesma forma que voc mais teremos sabedoria para ncada dia para alegrar o coraç devemos ter para na desobediência a Deus levou Saul ao fracasso, mesmo sendo advertido várias vezes por Samuel. Este por sua vez, ouviu e obedeceu a ordem do Senhor para escolher um novo rei para Israel entre os filhos de Jessé, pois era descendente da tribo de Judá, a qual Deus havia dito que governaria Israel (Gn. 49.10).
    Então os filhos de Jessé começaram a passar um por um diante dos olhos de Samuel, mas o que ele via? Ele se apegava às qualidades exteriores enxergadas.  Então Deus disse: “Samuel, não atentes para a sua aparência, nem para sua altura, porque o rejeitei”( 1 Sm 16.7).
     Samuel atribuiu valor a aparência e muitas vezes agimos da mesma forma.  Temos facilidade de agirmos como Samuel no primeiro momento. A beleza nos impressiona e por muitos motivos. Um deles é a pressão da mídia. Muitos adolescentes vivem para alcançar um padrão de beleza estabelecido pelos meios de comunicação. Com isso, são levados também a avaliar as pessoas pela aparência.
    Os gregos valorizavam muito a beleza. A palavra estética vem de uma palavra grega: aisthesis, que significa sensação. Os filósofos gregos afirmavam que a beleza despertava nas pessoas o prazer. Já naquela época a beleza estava ligada à idéia de prazer e ainda hoje as pessoas buscam nos outros não o que eles são, mas o que eles podem proporcionar.
    Outros já se deixam levar pelo que as pessoas têm ou simplesmente porque no grupo são considerados populares.  Mas Deus deixa claro que isto não é certo, pois: “... O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.” (vrs. 7).
     Você precisa saber que somos falhos em analisarmos as pessoas pelos que elas apresentam. Nem sempre o que você vê é verdadeiro. 

2 - Aos olhos de Deus
      Davi, o escolhido de Deus, foi o último a se apresentar dos oito irmãos. Samuel, pacientemente teve que conhecer, aguardar e escolher em nome de Deus. Veja como é importante aprendermos a olhar para os outros. Não podemos nos apressar em escolher, decidir e julgar quem quer que seja.
      Deus não perde tempo. Davi era um homem que tinha um coração cheio das coisas de Deus. É isso que chama a atenção do Senhor, não é o que você tem ou não tem, mas quem você é.  
      Essa é a grande lição dessa história, pois Deus nos enxerga de forma diferente. É como se pudesse nos ver através de um raio-X completo, saber verdadeiramente nosso caráter, pensamentos e as intenções dos nossos corações.
    Apesar de Davi também ter uma boa aparência, o critério usado foi o seu coração, pois Deus o conhecia muito bem. E verdadeiramente o que importa é a atitude do nosso coração para com Deus.
    Aos olhos de Deus somos todos iguais, por isso os preconceitos são deixados de lado.
        Deus deseja que seus filhos tenham uma beleza que não acabe com o tempo, e sim uma beleza que pode e deve ser lapidada a cada dia para alegrar o coração do pai e se tornar mais parecido com ele.
       Aprendemos lições praticas com Jesus sobre este assunto:
ü   O homem da mão ressequida (Lucas 6.1-5)
Jesus conhecia aquele homem e quebrou a discriminação contra aquela vida, trazendo cura física e emocional.
ü  A mulher enferma – (Lucas 8.43-48)
As pessoas discriminavam aquela mulher considerando-a imunda, Jesus viu que ela tinha fé e saiu curada.
      No Salmo 139 temos uma noção linda da revelação de Deus ao expressar o conhecimento que ele tem das nossas vidas. Sabe quando nos assentamos e quando nos levantamos; penetra o nosso pensamento, e conhece todos os nossos caminhos. É por isso que o salmista pede a Deus: “Sonda-me ó Deus e conhece o meu coração: prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno”- Sl  139.23


3 - Vendo através dos olhos de Deus
    Você vai descobrir algo maravilhoso: quanto mais se aproximar de Deus, mas você vai adquirir sabedoria para não ter preconceito com os outros. Esta atitude vai trazer paz ao seu coração, pois exercitará domínio próprio e amor para com as pessoas (Gl 5.22 e 23).
     Quando começamos a honrar e a agradar a Deus pelo lado de dentro, aos poucos reflete exteriormente.  A Bíblia nos adverte: “Guarda o coração, porque dele procedem às fontes da vida.” Pv 4.23. Não podemos ser “semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!” (Mt. 23.27). E Jesus também disse: “limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo” (Mt 23.26).
    Quando estamos distantes de Deus o nosso interior fica contaminado e conseqüente olhamos para as outras pessoas de forma contaminada, por isso é tão difícil enxergar virtudes nos outros, porque o maior problema está dentro dos nossos próprios corações.
    E o que acontece quando não vemos através dos olhos de Deus?
  • Perdemos a possibilidade de termos grandes amizades.
  • Perdemos a oportunidade de expressarmos o amor de Deus.
  • Erramos, pois não conhecemos de fato as pessoas.
  • Desagradamos e entristecemos o coração de Deus.
   
    Temos grandes problemas de visão e precisamos de um especialista em oftalmologia celestial, e somente Deus pode resolver o nosso problema, pois está pronto para restaurar-nos à visão, para habilitar-nos a ver como Ele vê.
    Mas o que significa ver através dos olhos de Deus? Significa ver com compaixão. Tudo que Jesus fazia era através do seu infinito amor e compaixão. A verdade é que precisamos sentir o que Ele sentia. Precisamos ter um coração terno que pode tocar os que sofrem. Não se esqueça de que da mesma forma que você julga, também será julgado.
    Jesus fala sobre a importância da nossa visão, ele disse:" São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão(Mt 6:22-23). 
    
Prática
     Quando Deus vê, ele descortina o que está encoberto; ele avista e nota todos os detalhes; ele percebe, observa, entende e considera todas as coisas; ele distingui, reconhece, compreende, atenta, e avalia corretamente tudo. 
     Mas você não consegue ver tudo, por isso, pense bem antes de julgar alguém pela aparência, você corre o risco de ser a próxima vitima. Por isso, reflita sobre suas ações com os outros. Se você tem dificuldade para deixar de ver as pessoas sempre por esse lado, peça a Deus para mudar sua vida.

Comentários

  1. Obrigada por separar esse tempo, que tenho certeza que deve ser curto... para escrever e nos enviar essas mensagens que vem do coração de Deus. Deus te Abençoe querida!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TREINAMENTO PARA BERÇÁRIO NA IGREJA

TREINAMENTO DEPARTAMENTO INFANTIL

UCP