É PRECISO SABER VIVER


É preciso saber viver

Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver

Toda pedra do caminho
Você deve retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver...

Roberto Carlos e Erasmo

Eclesiastes 12.1

            O que é saber viver para você? É fazer todas as coisas que passam em sua mente? É aproveitar a vida ao máximo possível? É ser feliz, independente da felicidade dos outros? Ou é fazer feliz quem você ama?
            Cada um tem um jeito de enxergar a vida e quando tratamos de felicidade, sabemos que é algo comum para todos. Quem não deseja se sentir realizado, amado e de bem com vida a toda hora?
            Mas se torna um problema sério quando as pessoas acham que saber viver é ultrapassar os direitos dos outros ou trazer preocupação para a família. Isso tem outro nome: Egoísmo!
            Quando a pessoa encontra a forma e possibilidade de ser feliz, isso é maravilhoso. Mas isso envolve responsabilidade, sabedoria, amor e gratidão.

 O que é saber viver?
SABER VIVER É TER RESPONSABILIDADE - Não estamos falando aqui de peso. Mas de ter consciência de que o que você planta, chegará um dia que você irá colher. Muitos adolescentes em nome do saber viver agem como se a vida fosse algo descartável. E isso não é verdade. Cada vida é muito importante para Deus. E quando temos consciência dos nossos atos, aprendemos viver um pouco. Pois quem tem domínio próprio sabe cuidar dele mesmo, sem precisar que mamãe e papai fiquem dizendo: “Cuidado meu filho, não haja dessa forma, isso pode causar muito mal a você”.– “Minha filha, não faça isso, as conseqüências são duras demais, cuidado!”.
            A responsabilidade traz consciência sobre atitudes que podemos tomar e nos arrependermos amargamente.
SABER VIVER É TER SABEDORIA – Sabedoria é diferente de inteligência. Sabedoria consiste da pessoa ter cautela, prudência e discernimento sobre as coisas. Ou seja, ela pensa e reflete sobre seus atos e procedimentos. É saber ouvir os pais e os amigos. Mas gente que realmente ama e não coloca a gente em furada. Sabedoria é saber ouvir mais do que falar.
SABER VIVER É TER AMOR – Amor pela vida, amor por você mesmo e pelos outros. Quando a gente ama, a alegria parece que toma conta do nosso coração, porque o verdadeiro amor tira tristeza, rancor, mágoa, ódio e inveja. Não há espaço para essas coisas dentro de um coração que ama. E se tiver alguém com dificuldade de sentir amor dentro da sua alma, a melhor coisa é pedir a Deus que dê, porque Deus é amor.
SABER VIVER É TER GRATIDÃO – É parar de reclamar e aproveitar a vida com gratidão no coração por tudo que somos e temos. É se aceitar e ser grato por ser quem você é. Tem muita gente que daria tudo para ser como você. É ter gratidão mesmo em meio aos problemas, porque se estamos vivos, significa que um milagre está a caminho e alguma coisa boa vai acontecer. Por isso, a nossa boca deve sempre agradecer a Deus por tudo.

Apostando no amanhã
            Tem adolescente que deixa de ser feliz porque acha que a vida não vai melhorar, que não há mais solução, que nunca vai encontrar um amor de verdade ou que jamais será correspondido. Saiba que quando plantamos coisas boas hoje, colhemos frutos bons amanhã.
            Você é responsável pelas suas escolhas, por isso tenha sabedoria para fazer opções certas.
            Não podemos viver na ansiedade pensando somente no dia de amanhã. Precisamos viver com intensidade o dia de hoje, mas não podemos nos esquecer que o amanhã chegará.
            Veja algumas atitudes que você pode tomar hoje e com certeza colherá frutos bons para uma vida feliz:
  • Ame a Deus de todo o seu coração. Converse com ele e leia a Bíblia.
  • Respeite e ame os seus pais, você nem imagina o quanto isso abençoa a sua vida.
  • Respeite as pessoas que estão ao seu redor.
  • Pense antes de tomar qualquer atitude
  • Não aceite qualquer coisa que te ofereçam, avalie.
  • Estude. Agora é o momento de você se aplicar
  • Cuide do seu coração.
  • Cuide da sua saúde.
  • Seja uma pessoa de caráter.
  • Seja um amigo de verdade.
  • Sorria sempre.


Propósitos na vida
           
            Muitas pessoas não sabem viver porque não tem objetivos na vida. São pessoas que vivem porque estão vivas, mas na verdade são mortas-vivas.
            O maior propósito que alguém pode ter é alegrar o coração do nosso Criador. Pois ele nos dá vida, e quando entendemos que Deus se importa conosco a ponto de receber o nosso amor, temos a certeza de que somos muito especiais. Saiba que você não está aqui por acaso. Deus tem planos de paz para você.
            Viva a vida com a alegria e saiba que apesar das crises que passamos, nada é em vão. Tem muita coisa boa para acontecer. Saiba viver tendo em sua mente o quando você tem valor.

Não detone sua vida
            É triste, mas alguns acham que saber viver é ser “louco”, aceitar tudo, brigar com todos, fazer coisas loucas e sem razão. Isso não demonstra que o adolescente cresceu, pelo contrário, tomando atitudes dessa forma volta a ter idade como de criança, para ser vigiado, pois não tem noção das conseqüências.
            Você deve conhecer pessoas que se acham os tais porque são populares na escola, no bairro, mas fazem coisas que aborrece e entristece os corações de todos que estão ao redor.
            Alguns exemplos:
  • Envolvimento com amizades que só levam para o buraco
  • Envolvimento com drogas
  • Rebeldia com os pais
  • Indisciplina na escola
  • Irresponsabilidade com os estudos

 Vida e em abundancia
“...eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” Jô 10.10
            Deus tem o melhor para sua vida e deseja que você tenha mais do que vida, mas tenha vida em abundância. Não é qualquer coisa, mas vida com qualidade.
            Você é tão especial para Deus que ele deseja que você saiba viver de forma limpa, digna, honesta e feliz.
            Cuide-se e tenha em mente que se você não lutar pela sua vida com toda raça, quem lutará?
           
Pare para pensar
            Será que vale a pena ficar reclamando e tentando fazer loucuras para chamar atenção dos outros? Levante a cabeça, lute pelos seus sonhos com garra, pois a vida é sua, só você pode decidir se quer ser feliz ou não.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TREINAMENTO PARA BERÇÁRIO NA IGREJA

TREINAMENTO DEPARTAMENTO INFANTIL

UCP