TREINAMENTO PARA BERÇÁRIO NA IGREJA
Seminário
Cuidando
dos Pequeninos
Berçário e
Maternal
A importância na formação
dos bebês
Missionária Leninha Maia
"Instrui a
criança no caminho em que deve andar,
e até quando
envelhecer não se desviará dele."
Provérbios
22:6
Quando
é que devemos começar essa instrução?
Os pedagogos e psicólogos afirmam que os primeiros 5
anos são essenciais para o desenvolvimento da pessoa. Se esses anos são tão
importantes para o desenvolvimento mental, emocional, físico, será que não
são importantes espiritualmente?
Você já deve ter ouvido algumas frases como:
Ensinar bebês? Não tem como!
Não há necessidade, basta alguém cuidando
deles para que a mãe possa assistir o culto.
Não é
possível ensinar nada a essas crianças, elas não entendem ainda; qualquer
pessoa pode ficar no berçário.
Que desperdício! Bebês só dormem e mamam, qualquer canto
da igreja serve para este fim.
Estas frases não combinam com um povo que acredita que mesmo
antes dos ossos do bebê serem encobertos na barriga da mãe, Deus já conhecia
cada um deles (Salmo 139).
A criança de berçário e maternal está formando seus
conceitos sobre o mundo. Com base nas primeiras experiências, esses conceitos
podem ser certos ou errados, dependendo do tipo de experiência que a criança vive.
Nesta fase, o bem estar da criança é de fundamental
importância para o seu desenvolvimento físico e mental, principalmente porque
aproximadamente 50% do desenvolvimento de seu cérebro ocorre nos 6 primeiros
meses de vida. E que 70% a 85% desse desenvolvimento acontece nos 12 primeiros
meses.
Quando a criança chega à igreja e encontra sempre as
mesmas pessoas para cuidar dela, professores preparados e carinhosos, uma sala
limpinha e arrumada e ainda aprende com essas pessoas a cantar e falar de
Jesus, ela está sendo ensinada a pensar nas coisas de Deus.
É a Igreja fazendo parte da sua vida desde a infância.
Aproximando-se dos
pais
"Eis que os
filhos são herança
da parte do Senhor,
e o fruto do ventre
o seu galardão “
(Salmos 12:3).
Conforme a realidade da sua Igreja o berçário e o
maternal, antes mesmo da chegada do bebê, devem cativar os pais com muito amor
e carinho, deixando-os à vontade para sentirem-se parte da equipe.
Em especial os pais “de primeira viagem” devem
ser orientados espiritualmente e, dependendo da realidade da igreja, até mesmo
materialmente.
Algumas dicas importantes:
v
Monte
um mural com fotos dos bebês que freqüentam a classe e dos papais que estão
grávidos. Aproveite para convidá-los a visitarem o berçário.
v
Verifique
se a futura mamãe está precisando de algo. Às vezes algumas famílias podem
estar com problemas. É hora da Igreja se mobilizar e ajudar.
v
Se
os pais não tiverem condições, organize um chá de bebê ou presenteie a família
com um enxoval. Contando com a ajuda da Igreja, rapidamente serão levantados
meios para abençoar essa família.
v
Leve
um presente do berçário para o bebê. Pode ser uma Bíblia, com informações do
berçário.
v
Faça
um cartãozinho do berçário com assinaturas das mães que freqüentam a classe
dando boas-vindas à nova mamãe.
v
Ligue
e ore com a mamãe. Isso ajudará a controlar a ansiedade e abençoará seu coração.
Ela sentirá o amor e a presença da Igreja.
v
Aproveite
para tirar bastantes fotos dos bebês para o mural
v
Faça
um boletim informativo bimestral para dar avisos aos pais e professores. Nele
coloque a escala do berçário (os pais acompanham a organização da equipe), um
texto, dicas para os pais, uma palavra do pastor, etc.
v
Carta
para os pais grávidos
Queridos pais,
Sabemos
da importância e dos cuidados adequados para o berçário de sua Igreja.
Por
isso, venha conhecer desde já o berçário onde tudo foi carinhosamente planejado
para seu filho de até 1 ano.
Criamos
um ambiente exclusivo e adequado às necessidades de bebês, onde a Palavra de
Deus, o brincar, o aprender e o carinho com os pequeninos são levados a sério.
Em
nosso espaço o aprender sobre Deus está ligado ao bem estar físico e emocional
da criança; e o brincar é peça fundamental no processo de aprendizagem e de
crescimento espiritual.
Zelamos
para que a Educação Religiosa das nossas crianças comece desde muito cedo.
Nosso
objetivo é que o berçário se adapte a cada bebê e não que o bebê se adapte a ele.
Que
este espaço seja mais um pedacinho do céu para o seu neném. Os pais sempre são
bem-vindos na classe do berçário.
________________________
Equipe do berçário
v
Biblioteca
para os pais
É uma oportunidade do
berçário se aproximar dos pais e ajudá-los a compreender o momento que estão
vivendo.
E é um apoio
espiritual. Informações sobre saúde e comportamento psicológico, eles recebem
através do pré-natal e do pediatra. A Igreja, entretanto, deve estar presente
com o apoio fundamental: o espiritual.
Aguce a curiosidade
dos pais com livros que falem sobre educação infantil.
Ensinamentos
dentro do Berçário e do Maternal
"E
todos os teus filhos serão
ensinados
do Senhor: e a paz
de
teus filhos será abundante “.
(Isaías
54:13)
Deus preocupa-se com a educação das crianças. Ele sabe
que precisam aprender naturalmente. Por isso, o Criador do homem recomenda um processo
natural, de acordo com a natureza da criança. Ela aprende enquanto brinca, come
e vive. Nosso ensino deve seguir esse mesmo padrão.
Também, é bom lembrar que Deus acha importante que as
crianças aprendam desde cedo quem Ele é e como amá-Lo.
Deus importou-se com a inclusão das crianças nas
celebrações religiosas. Quando explicou a celebração da Páscoa (Êxodo 13:7,8), Ele
sabia que aquela refeição diferente iria despertar a curiosidade das crianças e
queria que elas estivessem incluídas, para que pudessem aprender o que Ele
tinha feito. Assim estariam crescendo na fé, de uma maneira bem natural.
A igreja e os pais
precisam andar juntos nesta missão.
A criança passa a maior parte do tempo com os pais, por
isso é necessário um ambiente onde Jesus seja o centro de tudo, todos os dias.
Uma família que ama a Deus e que o busca diariamente.
A criança conhecerá o Senhor cada vez mais intimamente
e viverá a experiência de Seu amor e de Seu cuidado no dia a dia. Esta vivência
será continuada na igreja onde terá alegria e prazer em estar na casa do Senhor.
Aos professores, ou “tios”, caberá o trabalho de colaborar
com os pais na Educação Infantil Religiosa. Mas a responsabilidade é dos
pais. A Igreja ajuda nessa orientação, dentro do possível.
Existem algumas opiniões extremas com relação ao
berçário, e até mesmo o maternal, na Igreja: alguns acreditam que a Bíblia é
somente para crianças maiores, pois bebês não sabem o que ela significa e,
conseqüentemente, é inútil ensinar; no outro extremo há os que lêem a Bíblia
para recém-nascidos e se esforçam em fazer crianças de 1 ano memorizarem
versículos. Não damos feijoada a um bebê, e sim leite. Da mesma forma, devemos
ensinar a Bíblia gradativamente usando uma linguagem que a criança possa entender.
Nossas crianças precisam sentir-se amadas e a igreja
deve demonstrar carinho e amor elas crianças através do ensino espiritual
adequado, obedecendo a Jesus Cristo. Dessa forma as crianças têm a oportunidade
de crescer na Fé. Efésios 4:12.
Então, o que a
igreja precisa fazer para ajudar as crianças a chegarem "a unidade da fé e
do pleno conhecimento do Filho de Deus"?
Estudando o ministério de Jesus, não é difícil definir
como o trabalho com crianças deve ser estruturado. Jesus tocou em cada aspecto
do homem e assim que deve ser o trabalho com crianças.
Jesus cuidou das necessidades:
ü
·
Físicas (Mateus 14:13-21)
ü
·
Sociais (Mateus 9:9-12)
ü
·
Mentais (Lucas 4:22)
ü
·
Emocionais (Marcos 5:1-20)
ü
·
Espirituais (João 4)
Os pequeninos são alvo da nossa missão. Acreditamos que
no berçário e no maternal há muito que desenvolver com as crianças. É muito
mais do que recebê-los e encaminhá-los a brinquedos. Precisamos sonhar e
estruturar classes com pessoas preparadas, com estrutura à altura de receber
príncipes e princesas, pois é isso que nossos bebês são: filhos e filhas do Rei
dos reis.
As atividades a serem desenvolvidas deverão ser
intencionais. E, através do estímulo e de muito carinho, ensinar aos pequeninos
sobre o amor de Jesus.
A igreja deve reconhecer como são importantes as
primeiras impressões espirituais na vida de um bebê. E que tudo isso o ajudará,
mais tarde, a ter sua experiência com Jesus.
É muito importante conversar com o bebê, pois é assim
que ele, aos poucos aprende a falar. Daí a importância de conversar desde os
primeiros momentos. É importante também cantar e bater palmas suavemente.
Objetivos
a serem alcançados no berçário:
Ø Aprender a respeito de si mesmo:
Sentir-se apreciado e seguro em suas
relações;
Sentir-se capaz e feliz do que pode fazer;
Demonstrar desenvolvimento e
alegria.
Ø Aprender a respeito dos sentimentos:
Comunicar sentimentos mediante
gestos, sons, e, mais adiante, palavras;
Expressar os sentimentos de forma apropriada;
Demonstrar interesse e cooperação;
Experimentar papéis e relações por
meio de imitação e brincadeiras de representação.
Ø Aprender a respeito dos demais:
Adquirir confiança nos professores da
Igreja;
Interessar-se por seus colegas.
Ø Aprender a comunicar-se:
Expressar necessidades e pensamentos
sem utilizar palavras;
Comunicar-se por meio da linguagem.
Ø Aprender a mover-se e a fazer:
Desenvolver a motricidade grossa;
Coordenar movimentos de olhos e mãos;
Adquirir habilidades de autonomia.
Fantoches e, principalmente, música são excelentes
instrumentos de ensino.
Os temas são variados e os mais usados falam sobre a
criação, o amor de Jesus e oração.
Já existe bom material sobre o assunto em propostas de
revistas de EBD.
Objetivos
a serem alcançados no maternal
Nessa fase, visamos explorar atividades que desenvolvam
a criança fisicamente, socialmente e psicologicamente, estimulamos a linguagem
oral através de histórias, dramatização e brincadeiras, respeitando, sempre, as
diferenças individuais de cada um.
Ø Aprender a respeito de si mesmo
Sentir-se apreciado e seguro em suas
relações;
Sentir-se capaz e orgulhoso do que
pode fazer;
Demonstrar independência.
Ø Aprender a respeito dos sentimentos
Comunicar uma ampla gama de
sentimentos mediante gestos, sons, e, mais adiante, palavras;
Expressar os sentimentos de forma
apropriada;
Demonstrar interesse e cooperação;
Experimentar papéis e relações por
meio de imitação e brincadeiras de representação.
Ø Aprender a respeito dos demais
Adquirir confiança em adultos
carinhosos;
Interessar-se por seus colegas.
Ø Aprender a comunicar-se
Expressar as necessidades e o
pensamento sem utilizar palavras;
Responder a instruções verbais e não
verbais;
Comunicar-se por meio da linguagem.
Ø Aprender a mover-se e a fazer
Desenvolver a motricidade grossa;
Coordenar movimentos de olhos e
mãos;
Adquirir habilidades de autonomia.
Ø Adquirir habilidades de pensamento
Adquirir conceitos e relações
elementares;
Usar o conhecimento em situações
novas;
Desenvolver estratégias para
resolver problemas.
Sugestões
de currículo para o Maternal (Helenita Borja)
Ø Sugestão
1 (baseado em repetição)
1º Dia da Criação - Luz e trevas
Luz e trevas
Luz e trevas
Luz e trevas
2º Dia da Criação - Separação das
águas
Separação das águas
Separação das águas
Separação das águas
3º Dia da Criação - Os vegetais
Os vegetais
Os vegetais
Os vegetais
4º Dia da Criação - Sol, lua e
estrelas
Sol, lua e estrelas
Sol, lua e estrelas
Sol, lua e estrelas
5º Dia da Criação - Os animais -
aves, animais marinhos e peixes
Os animais - aves, animais marinhos e peixes
Os animais - aves, animais marinhos e peixes
Os animais - aves, animais marinhos e peixes
6º Dia - Os animais - animais
domésticos, répteis e animais selvagens
Os animais - Animais domésticos,
répteis e animais selvagens
Os animais - Animais domésticos,
répteis e animais selvagens
Os animais - Animais domésticos,
répteis e animais selvagens
6º Dia da Criação - Adão e Eva
Adão e Eva
Adão e Eva
7º Dia da Criação - O Descanso
O Descanso
O Descanso
O Descanso
O nascimento de Jesus
O nascimento de Jesus
Fonte: MATERIAL PEDAGÓGICO :
Apostila da Helenita Borja
Ø Sugestão
2
Unidade I - A criação
1º dia - Luz e trevas Luz
e trevas
2º dia - Separação das águas Separação das águas
3º dia - Os vegetais Os vegetais
4º dia - Sol, lua e estrelas Sol, lua e estrelas
5º dia - Os animais - aves, animais
marinhos e peixes
Os animais - aves, animais marinhos
e peixes
6º dia - Os animais - domésticos,
selvagens e répteis
Os animais - animais domésticos,
animais selvagens e répteis
6º Adão e Eva
7º dia - descanso
Recapitulação da criação
Unidade II - A arca de Noé
Noé constrói a arca
Noé obedece a Deus
Noé coloca os animais na arca
A arca fica por cima das águas
Noé e sua família saem da arca
Unidade III - Moisés
O neném e a mamãe
A irmãzinha de Moisés e a princesa
Moisés e sua família
Unidade IV - História de Ana e
Samuel (Deus ouve as orações)
A mulher que pediu um filho a Deus
Deus dá um filho a Ana
Ana agradece a Deus pelo seu filho
Ana vai a igreja com Samuel
Deus fala com Samuel
Unidade V - Natal
Maria recebe um anjo
A viagem de Maria e José
Jesus nasceu
Jesus e sua família
Pastores visitam Jesus
Presentes para Jesus
Fonte: MATERIAL PEDAGÓGICO :
Apostila da Helenita Borja
Espaço
Físico
O Berçário e o Maternal devem ter circulação restrita
aos professores da classe e aos pais em visita a seus filhos, possuindo áreas
separadas para amamentação, descanso, higiene, alimentação e estimulação dos
bebês.
O Berçário
Nem todas as igrejas dispõem de espaços físicos
adequados para montar um berçário. Mas quando se trata de bebês, não pode ser
feito algo que seja “mais ou menos”. Ou é feito adequadamente, ou é melhor
deixar que os bebês fiquem com os pais no templo, onde terão mais aconchego do
que em locais inadequados que podem, inclusive, causar problemas respiratórios
nas crianças.
Falamos sobre locais arejados, sem acúmulo de poeira.
Você pode estar pensado que é preciso material caro e investimento alto. Não
necessariamente. É possível montar um berçário simples, mas é fundamental que
seja um local limpo.
Geralmente tudo que é destinado aos bebês, é
caro, mas o berçário pode adquirir o material gradativamente.
Algumas classes de berçário buscam verba diretamente com
a Igreja, outras, através de doações em dinheiro ou materiais. Em muitos casos,
famílias cujos filhos já cresceram doam brinquedos, berços, etc. O importante é
que não sejam restos, coisas quebradas e sujas.
Alguns itens importantes para montar um berçário:
v
Salas
arejadas com grades de proteção nas janelas
v
Extintores
de incêndio
v
Tomadas
de luz vedadas
v
Fraldário
com pia
v
Álcool
para limpeza das mãos
v
Cadeirinha
para lanche
v
Filtro
de água
v
Higiene
da cozinha
v
Beleza
e limpeza dos ambientes
v
Paredes
decoradas
v
Espaço
lúdico adequado para faixa etária
v
Berços
v
Armários
com portas
v
Cercadinhos
para amamentação
v
Colchonetes
v
Almofadas
v
Espelhos
v
Bolas
v
Barras
de apoio
v
Brinquedos
adequados ao alcance da criança e sob o olhar dos professores.
v
Mural
para avisos
Material higiênico
v
Fraldas
de todos os tamanhos (geralmente os pais levam, mas é sempre prudente estar
prevenido)
v
Pomada
para assaduras
v
Aventais
para professores
v
Termômetro
v
Garrafa
térmica com água quente
v
Caixinha
de remédios para bebês (somente devem ser ministrados sob orientação médica)
Exemplo:
Remédio para cólica
Pomada para picada de
insetos
O Maternal
Para crianças com 1 e 2 anos completos em qualquer mês
do ano, desde que já estejam começando a caminhar.
A criança acabou de aprender a andar e a falar e, nesta
fase começa a experimentar o mundo de uma forma muito excitante. É também a
partir desse momento que ela começa a brincar e interagir com outras crianças,
aprendendo a dividir e a repartir o que é seu.
Nessa fase, damos grande ênfase ao desenvolvimento da
coordenação motora grossa da criança, bem como à música, às artes e ao
desenvolvimento da linguagem, através de histórias, rodas e "conversas
informais".
No maternal já é possível utilizar cadeirinhas e
mesinhas, em alguns momentos. O ideal é que as atividades sejam desenvolvidas
nos tapetinhos, por isso a importância da limpeza da sala.
Já é hora de começar a explorar o mural com os trabalhinhos, cestos de brinquedos, etc.
Os brinquedos ideais continuam sendo os blocos grandes
e coloridos, chocalhos, brinquedos com música, que não possuam acessórios (que
possam ser levados à boca).
Apresentação
da Equipe
É importante que a mãe tenha confiança na Equipe
de professores. E que essa equipe transmita as condições psicológicas e
emocionais necessárias para que a criança se sinta segura para permanecer
afastada da mãe, durante determinado período do dia.
Tanto no berçário, como no maternal, sugere-se destinar
três a quatro domingos para a mãe participar dos cuidados de seu filho,
enquanto observa como as outras crianças são tratadas pela equipe.
Aos poucos as equipes podem crescer. No inicio,
entretanto, ela pode contar apenas com os “tios”, mas se na Igreja houver algum
técnico de enfermagem, enfermeiro ou médico, eles poderão auxiliar em
determinados momentos.
A presença de professores treinados e equipados deixa o
nosso espaço agradável e enriquecedor para os bebês e pais, e também seguro e
adequado às suas necessidades físicas, psicológicas e cognitivas.
Deixando
o bebê na classe
As crianças geralmente choram quando a mamãe se afasta,
mesmo que seja por poucos minutos.
Isso acontece principalmente com bebês de
aproximadamente 6 meses, pois é nessa hora que percebem que eles e a sua mãe
são pessoas distintas. Essa constatação gera o medo de que a mãe saia e não
volte mais.
A criança passará por domingos de adaptação do
local. Para sentir-se segura, aceitando
o novo ambiente e as pessoas com quem terá convívio.
Caso a criança apresente reação incontrolável, como
ansiedade e pânico a estranhos, é desaconselhável deixá-la à força. A mãe deve
ser imediatamente chamada para passar com seu filho este período de adaptação,
dando tempo à criança para que possa desenvolver confiança nos adultos e no
novo ambiente (desconhecido), consolidando assim, a confiança em sua mãe.
A mãe tendo confiança na classe, sentirá segurança na
separação e esse sentimento será transmitido à criança, porém o período de
adaptação varia de criança para criança, e deve ser avaliado individualmente.
Algumas dicas
importantes:
v
A
mamãe deve ser orientada a chegar um pouquinho antes de começar o culto e ficar
junto com a tia na classe. Assim, a presença da "tia" não vira
sinônimo de “mamãe foi embora”.
v
Se
possível, a equipe de berçário deve ser pequena. Pois já existe um bom espaço de
tempo entre os domingos e a troca constante de tios nessa faixa etária confunde
a cabecinha do bebê e aumenta sua insegurança em relação à separação momentânea
da mãe.
v
O
bebê aprenderá que a mamãe sai, mas volta logo.
v
Nos
primeiros meses, é preciso um jeito especial para acalmar o bebê. Deixe-o junto
ao corpo, aconchegado, sem apertá-lo demais: Olhe nos olhos do bebê, pois ele
precisa desse contato.
Algumas dicas sobre
o choro dos bebês:
v
Fome
- Gemidos semelhantes a um apelo que não cessam com carinhos. Somente quando
estiverem satisfeitos.
v
Dor
- Grito agudo seguido de um pequeno intervalo.
v
Fralda
suja ou roupa desconfortável - Choro fraquinho ou estridente.
v
Sono
- Criança agitada e com choro nervoso.
v
Cólica
- Choro agudo intenso. Normalmente leva a criança a esticar e encolher as
pernas, tremer o queixo e fazer cara de dor
v
Emocional
- Choro geralmente acompanhado por soluços, como se o pequeno estivesse meio
“engasgado” de raiva ou braveza.
v
Excesso
de estímulo ou irritação: É um choro meloso que ocorre ao fim de um dia
movimentado.
Hora
da amamentação
Antes saiba porquê devemos levar tão a sério a amamentação.
E a Igreja deve ser colaboradora constante nessa área. Principalmente, porque o
próprio Deus assegurou à mulher essa benção: de alimentar seu filho,
proporcionando saúde, conforto, aconchego e muito amor.
O berçário deve incentivar as mães à amamentação. No
mesmo local podem ser criados espaços com poltronas para acomodar a mãe nessa
hora. Você pode colocar cerquinhas ou cortinas para a mãe se sentir à vontade
para se despir.
Algumas mães gostam de ter esse momento
para ficarem sozinhas com seu bebê. É um temo de intimidade entre eles.
Brinquedos
A cada novo desafio encarado, o bebê desenvolve novas
habilidades motoras. Durante as experiências diárias vão se desenvolvendo no
cérebro as chamadas sinapses, isto é, conexões entre os neurônios, que são
vitais para a construção e consolidação de conhecimentos que a criança
precisará para toda a vida.
Os bebês controlam o pescoço e a cabeça, sentam,
seguram objetos e andam nas mesmas fases, com pequenas variações de semanas e
meses.
Bebês precisam de brinquedos para aprender noções de
tamanho, forma, som, textura e como funcionam as coisas.
Segundo a Abrinq, estudos mostram que desde o
nascimento os bebês são sensíveis ao seu meio ambiente e revelam que, ao nascer,
as percepções sensoriais respondem aos estímulos de olfato, paladar, som, tato
e visão.
Mas é apenas a partir do terceiro mês que ele
começa a sugar o polegar ou um dos dedos, brincar com a língua, reproduzir
sons. Nessa fase, chocalhos, brinquedos musicais e mordedores são os mais apropriados.
De modo geral orienta-se a colocar o bebê de bruços
sobre uma toalha e cercá-lo de chocalhos e brinquedos macios que agucem sua
curiosidade. Com o tempo, deve-se mostrar para a criança que os braços lhe servirão
de apoio e aos poucos, ele conseguirá ficar de bruços por si próprio. O mais
importante é respeitar o ritmo de cada bebê.
Quando um bebê já consegue sentar sozinho, está
pronto para brincar com cubos que tenham guizos embutidos ou ilustrações, com
copos ou caixas que se encaixam uns dentro dos outros e com brinquedos ou
argolas empilháveis.
O desenvolvimento social da criança é expressivo no oitavo
mês. Ele já participa ativamente de brincadeiras como esconde-esconde e
troca sinais com os adultos. Os professores podem introduzir brincadeiras como
fazer caras diferentes e sons para a criança imitar, bater palmas, brincar de
pegar.
Brinquedos para martelar, empilhar e desmontar podem
distrair a criança durante certo tempo.
Sugestões de
brinquedos para o berçário:
v
Chocalhos,
móbiles e mordedores.
Estimulam
visão e audição. Som, cores e movimento estimulam o bebê a acompanhar com os
olhos e movimentar a cabecinha em direção aos ruídos do brinquedo. Isso
colabora muito para o desenvolvimento da coordenação motora.
v
Brinquedos
macios com textura e cores vaiadas chamam bastante a atenção do bebê.
v
Animais
de pano com sinos dentro.
Eles
gostam de brinquedos que emitem sons.
v
Bolas
coloridas de pano.
v
Legos
e peças grandes que não machucam.
v
Quando
começam a andar, gostam de carrinhos para empurrar.
Momento
de descanso
Mesmo estando fora de casa, a criança pode sentir sono.
O descanso é fundamental neste período e está dentro da rotina diária.
Na Igreja o ritual de sono de cada criança deve ser
respeitado e, quando ficam sonolentas, devem ser colocadas em berços
confortáveis.
Musicalização
A musicalização é um processo muito importante no
desenvolvimento da criança. Além de despertar e desenvolver habilidades
musicais, ela estimula o desenvolvimento da linguagem, concentração, memória,
afetividade, disciplina, socialização, imaginação, criatividade, enfim um
desenvolvimento integral e saudável.
Cantar para o bebê, bater palmas ou falar de forma
ritmada representa um estimulo a mais. Isso contribui muito para o
desenvolvimento da fala, porque canções infantis e brincadeiras musicais são criadas
através de seqüência, harmonia e melodia, aspectos também encontrados na
linguagem.
Além disso, a repetição também é um forte exercício
para a memória.
Você vai perceber que as primeiras falas do bebê são a
emissão prolongada de uma vogal, como “aaa...”. Depois vem a duplicação de
sílabas como “mamã”.
Sugestões de CDs
cristãos para bebês:
v
Canções
de ninar – Clássicos dos Vencedores por Cristo
v
Vida
de Criança – Vencedores por Cristo
v
Tia
Noeme e seus amiguinhos - Viva o Verde e Outros Bichos
Existem também coletâneas diversas
com canções de ninar dos hinos tradicionais.
Hora
de engatinhar
Depois que o bebê começa a engatinhar, a necessidade de
colo diminui. O mundo a ser explorado representa um desafio maravilhoso e ele
só vai querer colo quando estiver cansado.
Separe um espaço com tapetinhos próprios. Verifique se
o tapete é antialérgico e se ele não causa danos ao joelho do bebê. Atualmente
algumas lojas vendem um material – tipo joelheiras – próprio para os bebês não
machucarem seus joelhos.
Entrada
e saída dos bebês
Cuidado,
muito cuidado!
Já existem registrados alguns casos de seqüestros de
crianças feitos em Igrejas. As pessoas chegam e pedem para levar o bebê falando
que são parentes, mas na realidade não são.
Por isso a Igreja e o berçário precisam ter cadastro,
fichas para deixarem com os visitantes.
Muito esclarecedora esta postagem. Gostei muito das informações dadas. Trabalho no berçário de minha igreja e serviu muito para meu aprendizado. Parabéns!
ResponderExcluiramei as ideias. o senhor tem colocado no meu coração o desejo de trabalhar nesse ministerio. parabens pela iniciativa.
ResponderExcluiramei as ideias. o senhor tem colocado no meu coração o desejo de trabalhar nesse ministerio. parabens pela iniciativa.
ResponderExcluirAmei Leninha essas informações, foi de grande ajuda para mim, muito obrigada e que Deus continue a abençoa-la cada dia mais e mais.
ResponderExcluirEu gostaria de entrar em contato por email?
ResponderExcluirAmei o blog! parabéns pelo talento e ousadia de tratar de um ministério tão importante para o crescimento espiritual de nossas crianças. Estou montando uma capacitação com base no seu blog. Se quiser posso disponibilizar os slides para que vc poste aqui, assim abençoaremos outras pessoas que também estão em busca desse conhecimento.
ResponderExcluirOlá, gostaria de saber se vc ainda tem essa capacitação que vc falou que estava montando. se puder me enviar, agradeço.
ExcluirEncantada com as riquezas de detalhes ótimo material parabéns que o senhor te abençoe sempre.
ResponderExcluirexcelente esse conteúdo, vou aplicae em meu berçário zona norte SP, muito bom, ameiiii
ResponderExcluirMuito bom!!! Fui convidada a trabalhar no berçário e na UCP... Estava aflita e com muito receio de errar, mas lendo essa publicação estou mais confiante!!!
ResponderExcluirE cheia de ideias!!!rs Obrigada Leninha!!
Excelente!
ResponderExcluir