CULTO
INFANTIL
Leninha Maia
INTRODUÇÃO
1.
OBJETIVOS BEM TRAÇADOS
Esquema
metodológico
2.
ALCANÇANDO RESULTADOS
2.1 Vida do professor
2.2 Unção
2.3 Planejamento
2.4
Contato com os pais
3.
COMO DESENVOLVER
3.1-
Agenda com temas e datas comemorativas
3.2-
Treinamento
3.3-
Reuniões periódicas com a equipe
4.
FORMANDO UMA BOA EQUIPE
4.1 Dedicação
4.2
Cuidados importantes
4.3
Interesse individual
4.4
Tom afetivo ou sensibilidade do professor para com os alunos
5. Crianças
5.1
Características
5.2
Comportamento
5.3
Disciplina
6. CRIATIVIDADE
6.1
Desafios para o professor – QT qualidade total
6.2
Idéias & Novidades
7.
CULTO
7.1 Objetivo
7.2 Prioridade
7.3 Liturgia / Desenvolvimento do Ensino
7.4 Material utilizado
7.5 Formato
7.6
Envolvimento das crianças
7.7
Oração
7.8 Acompanhamento Pastoral
8.
PREGAÇÃO PARA CRIANÇAS
8.1
– Linguagem
8.2-
Clareza
8.3-
Interesse
9.
MÚSICA
9.1 Seleção
9.2
10.
CONCLUSÃO
INTRODUÇÃO
“Antes de mandar a Igreja
para o mundo,
Cristo mandou o Espírito para
a Igreja.”
John Stott
Certa vez uma pessoa perguntou para o
pastor Antônio Elias o que seria unção e ele com muita clareza respondeu: “UNS
SÃO E OUTROS NÃO”.
Muitas pessoas se especializam em
diversas áreas, se formam nos mais variados cursos e isso é muito bom. Mas o que faz realmente a diferença é a unção
derramada pelo Espírito Santo de Deus.
Todos nós que trabalhamos na obra do
Senhor devemos buscar o aperfeiçoamento continuo para louvor da glória de
Jesus. Mas não podemos jamais parar por aí. Pois é a unção de Deus que fará
diferença na ministração da Palavra.
Podemos e devemos buscar criatividade
em nossas atividades, mas a unção vem como o transbordar da presença de Deus
naquilo que fazemos.
“E vós tendes a unção que vem
do Santo e todos tendes conhecimento... Quanto a vós outros, a unção que dele
recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine;
mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira,
e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou”
(1 Jo 2.20,27).
"A minha linguagem e a
minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em
demonstração do Espírito e de poder; para que a vossa fé não se apoiasse na
sabedoria dos homens, mas no poder de Deus."
I
Coríntios 2:4,5
Temos a oportunidade de cultuarmos ao
nosso Deus a todo o momento, pois nossa vida deve ser de um modo geral um culto
de glorificação ao Senhor. E as nossas crianças não podem deixar de entender a
nossa missão como pessoas que se renderam a Jesus Cristo.
Mas também temos a oportunidade de
separmos momentos exclusivos para adoração. Que é o culto que participamos com
os nossos irmãos que fazem parte da Igreja visível de Jesus Cristo aqui na
terra.
Temos mais uma oportunidade de
orientarmos os nossos pequenos nesse momento.
Crianças convictas da importância da
adoração a Deus de forma bíblica, fervorosa e transformadora para honra e
glória de Deus.
E criança não consegue apresentar nada
engessado, isso já facilita o líder do Culto Infantil. Por mais que ele queira
impor regras, a espontaneidade da criança quebra o gelo, transformando este
momento em algo vivo, mas com reverencia ao Senhor Jesus.
A intenção de quase todos os líderes de
culto Infantil é transformá-lo numa miniatura do culto dos adultos. Mas
precisamos nos lembrar que as características das crianças são muito diferentes
de um adulto. O jeito; a espontaneidade; se tem vontade de perguntar na hora do
culto, pergunta; fala o que sente; demonstra claramente se o culto está
cansativo ou não, etc.
Para isso, o líder deve se preparar o
melhor possível para que junto das crianças realize algo que seja agradável a
Deus.
É a oportunidade das crianças
entenderem sobre a importância do culto,
sendo um espaço de adoração com o qual elas se identificam.
1.
OBJETIVOS BEM TRAÇADOS
“O lugar para onde Deus chama é o local
onde sua alegria mais profunda e a
maior
necessidade do mundo se encontram!”
Frederick
Buechner
O
objetivo do Culto Infantil é orientar as crianças sobre a verdadeira adoração a
Deus liturgicamente. Cultuando com base
bíblica, através da Palavra que transforma, da unção que edifica e do poder de
Deus que transforma.
Esquema
metodológico
Experiência - É a criança participando ativamente do
processo de aprendizagem. Sendo o processo da dinâmica, do exercício, o fato, a
noticia, o experimento, todos os processos de aprendizagem que criam condições
para que ele participe ativamente do processo de ensino baseado na sua
realidade.
Reflexão - é o processo pelo qual a criança traz à tona o significado da experiência
usando a memória, a imaginação e os sentimentos pára captar o significado e o
valor essencial do que está aprendendo com as atividades geais dentro e fora da
igreja, para descobrir sua relação com outros aspectos do conhecimento.
Ação - É a oportunidade para que as crianças
possam aplicar adequadamente o aprendido e ter a oportunidade de refletir.
Levando-os a agir desenvolvendo uma postura ou atitude, interior e exterior,
sobre o que fazer com a verdade conquistada durante o processo de aprendizagem.
Avalição - É o apreciar do progresso, o domínio, a
participação das crianças.
2.
ALCANÇANDO RESULTADOS
2.1 Vida do professor
É muito importante contarmos com uma
equipe que saiba e tenha convicção que sua própria vida é um culto agradável a
Deus.
A nossa vida deve demonstrar a presença
de Deus a cada momento. E isso se traduz
em intimidade com o Senhor Jesus.
Não tem como a gente passar o que à
gente não tem. Se você tem vida, tem como passar vida. Mas se você leva morte, passará
morte. Isso pode parecer forte, mas é verdade. Se a sua vida espiritual estiver
no CTI o que você espera para abençoar outras pessoas. Não estamos falando aqui
de problemas e tribulações que podemos passar, mas fala de relacionamento com o
próprio Deus. Pois lutas não significa ausência da presença de Deus. Muitos
sevos fervorosos passam por dias difíceis, mas com fé que servimos ao Deus da
vitória.
O professor deve ser um árduo leitor da
Palavra de Deus. E nela meditar dia e noite. Tendo prazer de conhecer as
orientações de Deus para sua vida. Mas tem gente que está na Igreja, é líder,
mas não tem o hábito da leitura da Bíblia e isso nos deixa deficientes em
relação a Palavra de Deus.
Conta-se uma história que um menino de
forma muito simples perguntou o seguinte para o seu pai: Pai, a Bíblia é de
Deus? - O pai rapidamente respondeu: Claro meu filho, a Bíblia é Deus. – E o
menino continuou: Pai, o senhor tem certeza que a Bíblia é de Deus. – E o pai
responde novamente: Claro que tenho. A Bíblia é de Deus. É a sua Palavra. – E o
menino de forma ingênua questionou: Pai se a Bíblia é mesmo a Palavra de Deus,
não é melhor devolver. O senhor não lê
mesmo.
Essa historinha é bem simples, mas nos
chama atenção para uma grande verdade. O que temos feito com a Palavra de Deus?
A oração também é fundamental para um
relacionamento com o Espírito Santo. Precisamos no0s voltar para orarmos mais
ao Senhor. A oração é oxigênio. Os
grandes homens e mulheres da Bíblia foram pessoas de oração. Os grandes
avivamentos na história da Igreja começaram com oração. A nossa vida precisa
ser de oração.
Será uma hipocrisia do líder do Culto
Infantil falar de oração, mas não vive-la. E vamos afirmar que o maior desafio
da oração e sermos a própria resposta.
Para nós, o professor é o estimulador,
mediador e facilitador no processo de aprendizagem, deixou de ser o centro do
processo. Sabe que a aprendizagem é produto da construção do aluno. Tem como
centro de sua preocupação criar neste aluno um vínculo positivo como o saber,
para que descubra o prazer em aprender sempre mais. Ciente da importância de
sua formação permanente está sempre buscando, é inquieto, tem mentalidade
aberta, senso crítico e atitude investigativa.
AS 10 BEM AVENTURANÇAS DE UM LÍDER
1.
Bem aventurado o líder que não busca posições elevadas, mas que foi convocado
ao serviço pela sua habilidade e disposição de servir.
2.
Bem aventurado o líder que sabe para onde está indo e como chegar lá.
3.
Bem aventurado o líder que não fica desencorajado e que não apresenta alegações
para isto.
4.
Bem aventurado o líder que sabe liderar sem ser ditador. Os verdadeiros líderes
são humildes.
5.
Bem aventurado o líder que busca o melhor para os seus liderados.
6.
Bem aventurado o líder que lidera conforme o bem da maioria e não segundo a
gratificação pessoal de suas próprias idéias.
7.
Bem aventurado o líder que desenvolve líderes ao liderar.
8.
Bem aventurado o líder que marcha com o grupo, interpretando corretamente os
sinais do caminho que conduzem ao sucesso.
9.
Bem aventurado o líder que tem a sua cabeça nas nuvens, mas os seus pés na
terra.
10.
Bem aventurado o líder que considera a liderança como uma oportunidade de
servir.
2.2 Unção
Tem muita gente que realiza um trabalho
maravilhoso, tem vários títulos e diplomas, mas falta um requisito básico e
fundamental para o Ensino. A Unção que só pode vir do próprio Deus.
Não estamos dizendo que não é
necessário uma preparação para a obra, pelo contrário, é muito importante a
pessoa estar aberta para sempre aprender mais.
O problema é quando a pessoa acha que
dá conta por si mesma da obra do Senhor. Quem chama é o Senhor e quem capacita
também é ele.
A unção vem como o transbordar do poder
de Deus nas nossas vidas. E isso contagia todos que estão ao nosso redor para
honra e glória de Deus.
2.3 Planejamento
Tudo em nossa vida se torna mais
produtivo através de um planejamento. E não é diferente quando se trata de
Culto Infantil.
O Planejamento é um processo que
visa determinar a direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado.
Ao
planejarmos temos a possibiliadade de evitarmos erros e acertamos o objetivo.
Por exemplo, se nosso objetivo é levar as crianças a cultuar a Deus, no planejamento teremos a
oportunidade de colocarmos os meios para chegar ao objetivo.
Planejar
um culto Infanil exige que tenhamos objetivos bem claros e definidos.
Preste atenção nos seguintes objetivos:
- Conhecer
Jesus Cristo como único Salvador e Senhor da nossa vida.
- Crescimento espiritual.
- Edificação da igreja.
Voce pode montar um quadro para passar para equipe as informações de escala e temas.
Data
|
Dirigente
|
Equipe de louvor
|
Tema
|
Observações
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2.4 Contato com os pais
v
Reuniões
periódicas
Montando a agenda do ano, marque
reuniões periódicas com os pais. Pode ser feito reuniões rápidas após o culto.
Aproveite para passar como tem sido as atividades com no culto infantil, o
interesse deles e a importância da motivação dos pais em casa.
Essas reuniões também podem ser feitas
em dias como sábado, marcando palestras, reunião de oração, orientações e
aconselhamento.
O mais importante é deixar os pais
informados sobre o desenvolvimento do Culto Infantil.
v
Monte
um mural na sala do Culto Infantil com fotos das crianças que freqüentam e de
suas famílias. Podendo ser um mural de oração.
v
Ligue
e ore com os pais. Eles sentirão o amor e a presença da Igreja.
v
Pode
montar um boletim informativo bimestral para dar avisos aos pais e professores,
colocar a escala do Culto (assim os pais acompanham a organização da equipe),
um texto, dicas para os pais, uma palavra do pastor.
v
Biblioteca
para os pais
É uma oportunidade da Equipe do Culto
Infantil se aproximar dos pais e ajudá-los a desenvolver o Culto doméstico.
Podendo te devocionais, revistas da Igreja, etc. Você também pode ter livros
que falem sobre educação infantil.
Pode-se
manter uma boa comunicação com os pais através de:
v
Bilhetes dizendo o que está acontecendo
no Culto Infantil
v
Cartões/cartas (aniversário, natal e
outros dias importantes)
v Quadro
de avisos (notícias, informações, idéias)
3.
COMO DESENVOLVER
·
Trace
os objetivos para o Culto Infantil
·
Monte
uma agenda com as datas, nomes dos líderes responsáveis, e temas dos cultos.
·
Separe
líderes que fiquem responsáveis por áreas chaves. E se o problema é material
humano, lembre-se que o autor da obra envia trabalhadores para a ceara. Então,
ao invés de reclamar, ORE pedindo trabalhadores.
·
Pesquise,
converse com as próprias crianças antes de desenvolver os objetivos.
·
É
muito importante que cada líder tenha consciência que o Culto precisa de
preparação. Não tem como realizar de qualquer jeito. É preciso fazer o melhor
para Deus.
3.1-
Agenda com temas e datas comemorativas
Ao montar a agenda verifique datas
comemorativas. Isso facilitará a organização para atividades diferentes.
Algumas
sugestões:
v
Dia
Nacional da Poesia / Incentivar as crianças a escreverem poesias que falam
sobre Jesus e seu amor. Elas podem recitar no culto e quem sabe o líder pode
organizar e publicá-las em livretos.
v
PÁSCOA
– Chame o pastor para falar neste dia e explicar como era a Páscoa para os
Judeus e sobre a morte e ressurreição de Jesus. Aproveite e compre alguns
alimentos que os judeus utilizavam para a Páscoa. Eles tem seus significados. E
o pastor pode utilizar para explicar.
v
Dia
Nacional do Livro Infantil – O Culto Infantil pode incentivar as crianças a
leitura. Podem ser divididos alguns livros da Bíblia para que eles pesquisem e
depois digam o que eles aprenderam com a pesquisa.
v
Culto
no 2º domingo de maio e 2º domingo de agosto. Agradecendo a Deus pelas mães e
pais. Eles podem ser convidados para participarem e serem homenageados.
v
Agosto
- Dia do Presbiterianismo no Brasil / Comemoração e teatro com as crianças.
Mostrando de forma criativa a história da Igreja Presbiteriana.
v
No mês
de outubro atividades especiais no culto. A Equipe do Culto Infantil pode pedir
para os departamentos de a Igreja montar alguma surpresa a cada Culto para as
crianças.
v
No mês
de outubro também tem o Dia do Professor – Momento de gratidão no Culto. Todos
os professores da EBD podem ser convidados para este momento. As crianças podem
demonstrar a gratidão a Deus pelas vidas dos professores.
v
Dezembro
tem o Dia da Bíblia
v
Também
podem organizar um Culto de Encerramento do Ano e de Natal.
3.2-
Treinamento
O líder precisa estar atendo as
novidades, idéias e com visão de crescimento. Todos nós precisamos aprender
mais e mais. O treinamento nos capacita a termos também mais segurança no que
fazemos.
A Igreja precisa investir nos seus
membros para se aperfeiçoarem.
3.3-
Reuniões periódicas com a equipe
v
Momento
de Crescimento: Professores e Equipe
Momento reservado à Coordenação,
professores e equipe para espaço pedagógico, reuniões administrativas e para
ministração de princípios bíblicos e ético-cristão, visando aperfeiçoamento da
equipe.
v
Momento
Pedagógico dos líderes do Culto Infantil
Encontro trimestral da Coordenadoria
com os professores a fim de: Acompanhar, supervisionar e orientar o professor
no exercício das atividades no Culto.
Oportunidade de apresentar novas idéias e técnicas de ensino, apresentar
novos cânticos e organizar e confeccionar materiais.
v
Capacitação
de Liderança Cristã
Treinamentos específicos para
professores da área de Culto Infantil.
v
Momentos
Devocionais
Grupos de intercessão pelas vidas das
crianças, professores, equipe e pais.
4.
FORMANDO UMA BOA EQUIPE
“Quem dá a ordem, dá o poder.”
Rev.
Hernandes Dias Lopes.
Você pode
de cara me perguntar: Equipe? Trabalho sozinho. Ninguém quer trabalhar.
Durante o tempo que estou lidando com o
Ministério Infantil passei por congregações em favelas, igreja de que tinha
razoavelmente condições, mas todas com uma característica parecida. As pessoas
se interessam em trabalhar no ministério quando percebem que o líder é alguém
que sonha e corra atrás para realização deste sonho.
Se você é um líder que vive reclamando
por falta de tempo, material e outras coisas, as pessoas ao invés de se
aproximarem, vão se afastar e o trabalho se torna algo cansativo e sem vida.
Mas se as pessoas conseguem enxergar
brilho no seu olhar quando o assunto é o Ministério, logo, logo as pessoas vão
se aproximar para se juntar a equipe.
Já presenciei Ministérios e líderes que
encaram o trabalho com tanto amor e dedicação e mesmo sem contar com pessoas no
inicio, não demorou muito para que pessoas ficassem em fila de espera para o
trabalho.
Mas também já presenciei líderes que
acabaram detonando toda equipe.
Vai depender da visão do líder. E a
visão precisa ser de Deus. Fé para acreditar que a obra não é nossa, mas do
próprio Deus.
4.1 Dedicação
Sabe quando você entende que tem um
chamado do próprio Deus para uma responsabilidade, uma missão? E isso toma
conta do seu coração de tal forma que você acorda sonhando com a transformação,
passa o dia pensando em como alcançar o objetivo e vai dormir com a certeza que
você fez o melhor para que o desejo de Deus aqui na terra através da sua vida
aconteça. Isso é dedicação.
É você investir tempo e muito amor para
que seja realizado algo de excelência para Deus.
Muitas vezes na vida vivemos de mais ou
menos. A gente ama mais ou menos, trabalha mais ou menos, sonha mais ou menos,
o nosso relacionamento com
Precisamos ter a certeza em nosso
coração que Deus deve ser o nosso maior e melhor amor e com isso tudo para ele
deve ser grandioso em dedicação, renuncia e muito amor.
Por isso, preste atenção nas seguintes
orientações:
·
Procure
chegar ao local do Culto 15 minutos antes de começar. Organize o material, a
sala, os instrumentos.
·
Recepcione
as crianças com muita alegria, procurando conhecer cada uma delas pelo nome.
·
Se
esforce para que o Culto seja criativo e dinâmico para a criança.
·
Procure
observar e organizar o ambiente do culto. Deixando um local arejado, limpo,
organizado, iluminado.
·
Se for
necessário, verifique na Igreja pessoas interessadas em trabalhar nesta área.
Mas que sua equipe tenha bastante amor no que faz.
4.2 Cuidados importantes
O passo mais importante é pedir orientação
de Deus para que envie pessoas para o trabalho. Alguns líderes entram em
dificuldade na liderança, pois assumem todas as responsabilidades e quando
percebem, estão esgotados e exaustos para a realização das atividades.
Por mais que o líder tenha amor e
dedicação, ele deve lembrar que ele é ser humano e como todo ser humano pode
sentir-se esgotado pelo acumulo de atividades para realizar.
Pense numa equipe que saiba inovar,
introduzindo novidades, produzindo algo. Lembre-se que a única coisa que não
muda é a Palavra de Deus. (Lucas 21.33, Hb 13.8)
E tenha muito cuidado na escolha de
líderes. Cuidado com os enganadores. Procure saber sobre a vida, testemunho,
contato com a família e igreja. Muitas comunidades evangélicas tem enfrentado
problemas sérios por colocar pessoas erradas para trabalhar com adolescentes.
Por isso, vamos destacar de forma bem direta alguns cuidados essenciais:
10.10
Cuidado
com pessoas que aparecem na Igreja do nada e logo se interessam por trabalhar
nesta área.
10.11
Nunca
de oportunidade a alguém levar a palavra sem que os líderes da Igreja conheçam
a pessoa.
10.12
Evite
colocar pessoas para liderar com tendências homossexuais.
10.13
Converse
com o pastor da Igreja antes de tomar qualquer decisão.
10.14
Que os
líderes da Igreja aprovem a pessoa
10.15
Recomendamos
que os líderes não sejam novos convertidos.
10.16
Pesquise
cuidadosamente a vida da pessoa.
10.17
E
qualquer suspeita, dúvida, desconfiança, em amor tire a limpo o que está
acontecendo. Não deixe para depois, mas não faça disso fofoca dentro da Igreja.
Qualquer dificuldade ou problema mais sério deve ser encaminhado imediatamente
ao pastor da Igreja.
Veja alguns passos importantes para se
formar uma boa equipe:
- Peça
orientação a Deus.
- Estabeleça
objetivos alcançáveis de acordo mútuo.
- Distribua
tarefas e funções de acordo com a capacidade de cada membro.
- Faça
avaliações periódicas e crie um programa de motivação continua.
Separe
os nomes e tenha sempre em mão os telefones e e-mails para contato
Equipe:
NOME
|
TELEFONE
|
E-MAIL
|
|
|
|
4.3 Interesse individual
Precisamos conhecer nossas
crianças. O líder nunca deve acreditar
que basta, por exemplo, pegar uma revista que contém todo formato e ensinar o
que está ali, por melhor que seja o seu trabalho de pesquisa. O professor do
Culto Infantil deve conhecer a sua, cada um de seus alunos. É importante que o
professor conheça seus alunos, até mesmo para uma integração maior de todos.
4.4 Tom afetivo ou
sensibilidade do professor para com os alunos
As crianças devem ser tratadas com
muito amor. Disciplina não significa aspereza no falar. Muito menos cara
fechada.
Quando cativamos nossas crianças fica
muito mais fácil lidarmos com elas. Às vezes alguns líderes reclamam das
crianças mas não se esforçam para uma aproximação maior e saber o que está
acontecendo.
O tom da voz, a expressão do rosto
quase sempre revela como está o nosso coração. Por isso, precisamos buscar a
paz e a alegria de Deus em nosso coração. Com isso vamos passar para as nossas
crianças coisas boas e muita alegria e fé.
Eu sei que todos nós passamos por
problemas dos mais diversos, mas se você quer agradar a Deus precisamos ter fé.
Pois sem fé é impossível agradar a Deus.
E precisamos recepcionar as crianças
com muita alegria para o culto.
5. Crianças
5.1 Características
O Culto Infantil pode conter crianças
de diversas faixas-etárias. Mas é muito importante que o líder saiba direcionar
o ensino para todas elas.
Para as crianças na faixa-etária de 6 a 10 anos, o Culto Infantil deve valorizar as experiências
da criança com o que ela já sabe. Quando as crianças vão à escola, elas já
terão adquirido algum conhecimento. Conhecem a língua portuguesa, sabem como
relacionar com os membros das suas próprias famílias e já sabem muito sobre a
sociedade e o mundo que as rodeia.
Por exemplo, perceba algumas
características na criança de 6
a 10 anos:
v
Estão
vidradas com a independência dos adultos
v
Gostam
de praticar e aperfeiçoar suas habilidades
v
Tornam-se
preocupadas com regras e igualdade
v
Tem
muita energia para correr e subir
v
Começam
a pensar abstratamente
v
Podem
levar em consideração a opinião de outras pessoas
v
Desfrutam de jogos em grupo, participar de
peças teatrais e outros projetos complexos.
v
Podem
inventar soluções criativas
v
Gostam
de colecionar coisas
v
Preocupam-se
muito com o que os amigos e colegas pensam
v
São
vidrados em computador.
5.2 Comportamento
A psicóloga Cristina Locatelli, autora
do livro “Agressividade Infantil” – Relax e Programação emocional para
Crianças, dá algumas dicas. Segundo ela, um comportamento agressivo constante é
sempre um indicador de que algo não vai bem com a criança.
Vejamos algumas possíveis causas:
v
Necessidade
de amor, atenção e carinho.
v
Ciúmes
do irmão
v
Rejeição
v
Ansiedade
v
Disputa
de poder
v
Sentir-se
incompreendida
v
Problemas
escolares
v
Problemas
de relacionamento com amigos
v
Imitação
do comportamento agressivo do pai ou da mãe.
5.3 Disciplina
Vamos imaginar a seguinte cena: você
está na igreja ministrando as crianças e der repente um dos seus alunos começa
a criar tumulto e até brigar com algum colega. Você corrige imediatamente, mas
ele continua batendo o pé, ameaçando jogar tudo no chão. Que atitude tomar?
Ainda segundo a psicóloga Cristina, o
melhor a fazer é não gritar com a criança, mas falar em um tom de voz firme,
para que ela entenda que deve obedecer.
Ainda diz que saber dizer não é
fundamental: “As birras só serão evitadas se ela souber claramente o que pode
ou não fazer.” Ainda de acordo com a psicóloga, é importante não dar atenção
somente na hora em que a criança faz coisas erradas, pois isto estará
reforçando esses comportamentos indesejados. Para estimular comportamentos
positivos, é preciso dar atenção e estimular a criança, dando carinho, beijos,
abraços e reconhecendo quando ela faz algo bom.
Algumas crianças são extremamente
agressivas e outras são bastante calmas.
Será que a agressividade é determinada
pela personalidade da criança ou pelo modo como ela é criada? Temos que lembrar
que a educação e o exemplo dos pais são fundamentais para determinar a reação
dos pequenos diante aos obstáculos da vida. Crianças educadas com limites
claros, amor, carinho e brincadeiras com os pais serão certamente menos
agressivos.
Mas não se esqueça que através de uma
palavra de oração e amor, provavelmente toda agitação seja eliminada. Busque
informações sobre a criança. Talvez o que ela está fazendo é um pedido de
socorro. Lembre-se que o professor também pastoreia.
Ofereça alternativas e seja flexível
com os seus objetivos para o culto, porque problemas de comportamento muitas
vezes surgem quando as crianças estão cansadas ou julgam que as tarefas são
demasiado difíceis. Se as crianças tiverem a enfrentar dificuldades de parar por
determinado tempo, esteja pronto para alterar ou oferecer outra opção que não
atrapalhe o desenvolvimento do culto para as outras crianças.
Geralmente as dificuldades de
relacionamento acontecem por alguns motivos como falta de respeito pelos mais
velhos, mau comportamento, atraso e outros.
Preste atenção se o local do culto está
organizado, pois um local impróprio e desorganizado agita algumas crianças.
Algumas crianças também ficam
incomodadas quando durante o culto o adulto fala palavras difíceis e com um tom
de voz parado. Isso leva a criança a perder o interesse pelo ensino.
As crianças percebem quando o líder não
tem domínio sobre o que ele está falando ou se faltou empenho para preparação
do Culto. Quando oferecemos para as nossas crianças algo de qualquer jeito
recebemos um retorno de qualquer jeito em termos de ordem e disciplina. Se o
professor não consegue se colocar em ordem, dificilmente encontrará crianças
dispostas a ouvi-lo.
Alguns líderes chegam ao ponto de não
acreditarem na transformação dos seus alunos pela Palavra de Deus. Acham que
estão ali só para preencher tempo. Assim fica muito difícil levá-los a uma
consciência do que é o verdadeiro Culto a Deus. Precisamos pela fé enxergarmos
as nossas crianças tomadas e transformadas pelo poder de Deus.
Algumas crianças ainda ficam agitadas
porque transfere para o momento tudo o que estão sentindo em termos de
rejeição, complexos de inferioridade, criação e muitos outros motivos. O
professor precisa ficar atento para contribuir com o aluno e não para
rejeitá-lo ou incluindo-o, porque fazendo isso, só estaremos distanciando
nossas crianças do amor de Deus.
É de
fundamental importância reconhecer
o comportamento positivo das crianças. Um
encorajamento, um sorriso, uma palavra de amor contribuirá muito para promover
um comportamento desejado. Lembre-se que elas
podem precisar da sua ajuda para encontrar palavras para definir os seus
sentimentos.
Tenha bom humor. Uma brincadeira, uma canção engraçada ou uma cara patética podem
dar a cada criança o necessário sentido de perspectiva, quando as coisas se
tornarem tensas.
6. CRIATIVIDADE
6.1 Desafios para o professor
– QT qualidade total
O professor tem pela frente grandes
desafios, vamos destacar alguns que são prioridade no ensino da Palavra de
Deus.
·
Ter a
Unção do Espírito Santo
·
Ser
vocacionado;
·
Comunhão
com Deus;
·
Zelo
pelo estudo da Palavra;
·
Alegria
em ministrar a Palavra de Deus;
·
Fé
para enxergar a transformação antes do acontecimento
·
Palavras
de sabedoria
·
Motivação
·
Sonhar
com a transformação completa
6.2 Idéias & Novidades
As crianças gostam que a criatividade
do professor seja colocada em
prática. Isso responde a interesse e dedicação.
Vamos passar algumas idéias bem
práticas para o Culto Infantil. Mas sabendo que algumas pessoas preferem
colocar uma rotina, e isso é muito bom. Pois a criança precisa de rotina, mas
independente disso, podemos inovar dentro da rotina, com idéias novas para
facilitar a aprendizagem.
Vejamos
algumas idéias:
1. O Culto pode começar com alguma criança
fazendo o prelúdio. Às vezes alguém que saiba tocar um violão, flauta, violino,
etc.
2. Podemos utilizar boletim dominical próprio
para as crianças. Na frente podemos colocar o nome da Igreja, endereço e o nome
do pastor. Na frente ainda uma devocional própria para crianças, com o tema do
domingo. Dentro a liturgia, o andamento do culto. Podemos colocar também
algumas informações para os pais. Orientações para o culto doméstico. Na última
página pode fazer um binblicando, com atividades bíblicas ou o Fazendo arte, desenhos
das próprias crianças.
3. No próprio Culto Infantil podemos contar
com a participação do Coral das crianças. Podendo chamar algumas crianças para
solos, poesias e teatro.
4. Podemos trabalhar com escalas para os
mensageiros que levarem a Palavra.
5. Confraternização entre as crianças e
professores, lanche e comemoração dos aniversariantes da semana.
Responsável:
Lanche
Equipe
Estrutura
-
Arrumação do mesão
-
Arrumação do lanche (verificar a melhor maneira de distribuição. Se é livre ou
em saquinhos)
-
Música ambiente
-
Oração de agradecimento e chamada dos aniversariantes da semana.
-
Entrega de lembrança e cartãozinho para os aniversariantes
-
foto digital com os aniversariantes.
-
Na semana seguinte entrega de foto com a criança e professores na comemoração
do aniversário.
7. Devocionais em casa
Todos os domingos os pais podem receber
um boletim devocional do ministério infantil onde haverá sugestões de
atividades para fazer com seu filho, tais como leitura
bíblica; história; conversa; motivos para oração, etc.
Eles utilizarão estes recursos para ter um momento de intimidade com Deus juntamente com as crianças.
Esta atividade é de extrema importância para a vida espiritual das crianças; eles aprenderão a amar e confiar em Deus e ao mesmo tempo, criarão vínculos especiais com quem lhes ensina a palavra.
Eles utilizarão estes recursos para ter um momento de intimidade com Deus juntamente com as crianças.
Esta atividade é de extrema importância para a vida espiritual das crianças; eles aprenderão a amar e confiar em Deus e ao mesmo tempo, criarão vínculos especiais com quem lhes ensina a palavra.
Exemplo
de editorial para pais e crianças no mês da Reforma:
A IGREJA QUE CHEIRAVA MOFO FOI REFORMADA.
Você já viu uma
casa muito velha, caindo aos pedaços? O chão feio, as paredes descascadas, a
cozinha caindo e ninguém tem vontade de morar nela?
Mas todos sabem
que essa casa já foi muito bonita, mas agora, nem parece à mesma de tão feia.
Nesta hora você sabe do que a casa está precisando? É isso aí, de uma REFORMA.
Assim também
aconteceu com a Igreja lá do século XVI, a muito, muito tempo atrás. As pareces
poderiam não estar tão velhas, mas as pessoas que cuidavam dela estavam com os
corações sujos e se aproveitavam do povo. Diziam até que para estar com Deus
precisavam comprar com dinheiro um pedaço do céu. Ao invés de orarem para Deus,
oravam para outras coisas, como imagens e para mortos. E, além disso, faziam
mais coisas que entristeciam o coração de Jesus.
Mas algumas
pessoas começaram a perceber que tudo estava errado. Porque os líderes da
Igreja liam a Bíblia, mas faziam tudo diferente do que Jesus queria. Mas Deus achou que era momento de REFORMA na
Igreja, a REFORMA das vidas. Então, Deus falou ao coração de um monge, parecido
com padre, chamado Martinho Lutero. Ele era um homem muito bondoso. Era doutor
em Teologia, ou seja, estudava sobre Deus e a Bíblia.
Ele olhava toda
aquela situação da Igreja e não tinha paz, então Deus trouxe paz a sua vida e o
usou para pregar a verdade. E assim, Lutero começou a ensinar as pessoas sobre
fé. Deus nos ama, mesmo sem merecermos e não adianta o homem tentar comprar a
salvação. Deus dá de graça, porque nos ama.
E em 31 de
outubro de 1517, era véspera de uma grande festa e uma multidão se reunia na
Igreja do Castelo, em um lugar chamado
Wittenberg. Lutero com muita
coragem escreveu 95 teses, ou seja, 95 provas de que Deus não estava se
agradando de como a Igreja se encontrava. Ele escreveu verdades da Bíblia.
Os líderes da
Igreja ficaram bravos com a atitude de Lutero e muitos queriam matá-lo. Mas
Deus o guardou, ele continuou falando das verdades. E muitas outras pessoas
começaram a ajudar Lutero a falar as verdades para o povo e assim aconteceu a
REFORMA.
Até hoje, graças
a Deus, a vida deste homem foi usada. E hoje temos a oportunidade de ler a
Bíblia e aprender mais sobre o amor de Deus. Como Lutero não podemos aceitar
que usem a Bíblia para falar de mentiras. Por isso, faça também a REFORMA em
seu coração. Obedeça a Palavra de Deus, NÃO USE A Bíblia para enfeitar a casa,
mas para colocar em prática os ensinamentos de Jesus.
8. Cd’s – os pais
receberão um cd com músicas evangélicas infantis selecionadas.
9. Visitação
domiciliar e hospitalar infantil – Muitas vezes as crianças ficam
impossibilitadas de estar no Culto por causa de uma enfermidade. Os professores
precisam estar atentos para acompanhar essas crianças.
Objetivo Geral –
Levar conforto através da Palavra de Deus às crianças enfermas da Igreja
ou indicadas pelos membros.
Objetivos
Específicos
·
Levar
a palavra de Deus ao encontro da criança;
·
Dar o
suporte como Igreja;
·
Ajudar
a criança a entender sua importância diante de Deus;
·
Levar
o conforto a sua família.
·
Entender
que podemos prestar nosso culto a Deus em todos os lugares.
10. PROARTE – Dia especial em que as crianças terão
a oportunidade de apresentarem trabalhos artísticos dos mais diversos como:
elaboração de livros, poesias, músicas, área instrumental, artesanato e etc. Os
pais e a Igreja terão a oportunidade de participarem deste momento.
11. PÁSCOA - Atividade especial para esta data. Podendo
montar cantatas, coreografias, dramatizações, um jantar para se explicar os
itens alimentícios que faziam parte da festa de Páscoa dos judeus e a própria
ceia. Podendo chamar o pastor para ministrar a Palavra.
12. Programação Especial para as mães.
13. Encontro Pais & Filhos. Uma programação no
Culto com atividades para as famílias. Incentivando o entrosamento e a busca a
Deus. Prestando bastante atenção nas crianças que não tem os pais ou que os
pais não são da Igreja. Podendo até mesmo convidar alguém da Igreja para estar
junto com elas nas atividades.
14. Atividade especial para homenagear os pais e
conscientizar as crianças sobre o mandamento de respeitá-los.
15. Mês de Missões. Serão trabalhados temas
específicos de missões mostrando o trabalho dos missionários da Igreja.
16. Campanha do brinquedo. Incentivar as crianças
no mês de outubro ou Natal para doarem brinquedos para crianças carentes. As
próprias crianças podem ficar responsáveis de divulgar e levar a campanha para
toda igreja.
17. Visita com as crianças do Culto Infantil a
algum orfanato ou creche. Aproveitando para preparar com eles alguma música do
Culto, dramatização ou mensagem para levar para as crianças juntamente com os
mantimentos e os brinquedos.
18. Pode-se montar um culto ao ar-livre na Igreja.
19. Pode convidar uma vez no semestre os pais para
participarem com seus filhos no Culto Infantil. Assim eles terão a oportunidade
de verem seus filhos envolvidos e alegres em adorar a Deus.
20. METODOLOGIA
E RECURSOS DIDÁTICOS
·
Estudos
Bíblicos visualizados
·
Dramatização
·
Gincanas
Bíblicas
·
Música
·
Coreografia
·
Vídeo
·
Leitura
·
Troca
de experiências
·
Jogos
·
Dinâmicas
de grupo
·
Pregações
7. CULTO
7.1 Objetivo
O Culto Infantil tem o objetivo de orientar
a criança sobre prestar culto a Deus em Espírito e em Verdade.
É bem diferente de EBD, pois é o
momento em que criança apresenta todo o seu ser para Deus.
7.2 Prioridade
A nossa prioridade é glorificar o nome
de Jesus Cristo. Ser a igreja da criança, um lugar divertido onde a alegria, o
carinho e o relacionamento pessoal sejam priorizados; onde haja confiança e
crescimento espiritual e que as nossas crianças sintam a presença de Deus de
forma abundante, conhecendo Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas.
7.3 Liturgia / Desenvolvimento do Ensino
O Culto Infantil enfatiza a prática da
adoração litúrgica com base bíblica.
O culto deve conter oração, música,
leitura da Bíblia, Mensagem e atividades de fixação.
Cada Igreja mantém uma liturgia. Mas
devemos deixar bem claro para a criança que é todos, inclusive ela está
prestando um culto a Deus. Porque
muitas vezes o adulto, o líder faz tudo e a criança fica apenas assistindo.
A Liturgia deve envolver a criança na
participação do culto a Deus.
7.4 Material utilizado
Existem vários tipos de matérias no
mercado que auxiliam com temas, mensagens, músicas e até mesmo o formato do
culto. Mas precisamos lembrar que cada Igreja tem sua realidade e por mais que
você tenha um material excelente em suas mãos, deve adaptá-lo para realidade
das suas crianças.
É muito importante também avaliar o
material em relação à teologia para saber se está apto para sua Igreja.
Orientamos que o pastor da Igreja
oriente sobre alguns cuidados importantes que devemos ter na escolha do
material.
Existem também vários livros que
auxiliam a área de ensino do Culto Infantil. Geralmente esses materiais são
encontrados com facilidade nas livrarias evangélicas. Você pode contar com
livros moldes, trabalhos Manuais, dvd´s e cd´s infantis, Bíblias para crianças,
ilustrações das mais variadas. E o mais interessante, várias editoras tem
lançado revistas de Culto Infantil com um tema geral e subtemas. E dentro,
ainda contém ajuda ilustrativa para as mensagens.
A utilização de fantoches também ajuda
a diversificar a aplicação do ensino. E as crianças gostam muito quando é algo
bem feito e ensaiado.
7.5 Formato
Observe
algumas formas de preparar o culto Infantil:
v
Tenha
muitos materiais para as crianças utilizarem no processo de aprendizagem. A
ministração da Palavra pode ser de forma criativa e as crianças podem
participar através da confecção de materiais referentes a história. Por
exemplo, ao contar a história de Jonas pode entregar folhas para as crianças e
enquanto você conta a historia elas vão elaborando através de dobradura Jonas, o barco, o peixe.
v
Proporcione
uma variedade de formas para as crianças exprimirem o que aprenderam. Por
exemplo, através da encenação elas podem passar o que aprenderam. As crianças
aprendem melhor vendo e fazendo, ao invés de apenas serem mandadas. Em vez de
lhes ensinar um fato, encontre formas pelas quais elas podem ver esses fatos
com os seus próprios olhos.
v
Enquanto
você fala sobre a arca de Noé, você pode levar argila para as crianças irem
fazendo uma arca e depois distribua alguns bichinhos de plástico para serem
colocados na argila. Geralmente é vendido sacos com esses animais.
v
Ensino
Criativo
O responsável pelo dia passará o ensino
de forma criativa. Pode ser através de teatro, fantoche, flanelógrafo,
coreografia, etc. A mensagem Pode ser a pessoa responsável ou um convidado para
falar rapidamente sobre a lição do ensino criativo.
v
Benção
Pastoral – No final do Culto o pastor da Igreja pode ser convidado para dar a
benção.
7.6 Envolvimento das crianças
É de suma importância envolver as
crianças na participação do culto. Assim
a criança terá a oportunidade de servir a Deus. Podemos ter instrumentistas,
recepcionistas, solistas, mensageiros, grupo de teatro, ajudar na parte
técnica, dirigir o culto, etc.
É muito importante dar à criança a
oportunidade de aprender sobre os dons espirituais e saber como Deus deseja
usá-las. Você pode até pensar que elas são pequenas demais para entender e se
identificarem com algum dom. Mas você vai se surpreender ao ver a criança tendo
prazer na obra do Senhor e alegria em realizar.
É mais uma oportunidade de ensinar a
criança que tudo que temos e somos vem do Senhor Deus e podemos entregar os
nossos talentos e dons para servir ao Senhor Jesus.
7.7 Oração
É o primeiro passo para um trabalho abençoado.
A vida do líder deve ser uma vida de oração.
É necessário orar por ele mesmo, pela
sua equipe, crianças, pais e muitos outros motivos.
A oração nos leva ao reconhecimento que
quem capacita é o próprio Deus.
7.8 Acompanhamento Pastoral
É a oportunidade de deixar claro para a
Igreja que os pais que estão encontrando dificuldades com seus filhos ou
problemas familiares podem encontrar em sua Igreja uma palavra pastoral, oração e
conforto. E incentivo para continuarem colocando seus filhos aos pés de Jesus.
Nos casos mais complicados o pastor da
Igreja acompanharia de perto a situação da família.
8. PREGAÇÃO PARA CRIANÇAS
O líder deve ser aquele que
almeja a excelência do ensino e se empenha em alcançá-la. Como
o apóstolo Paulo exortou: "...o que ensina, esmere-se no fazê-lo" (Rm
12.7).
Dedicação que resultará num
progresso constante do líder, quer seja em relação à habilidade no ensino e
crescimento espiritual de suas crianças; quer seja em relação a sua própria
vida cristã.
O líder deve viver o
que ensina. A classe nunca deve ser subestimada (muito menos a dos pequeninos).
A criança saberá se o professor está
sendo sincero no que diz. Como também saberá se o professor se preparou
adequadamente para a aula. Fazer pesquisas de última hora e preparar a aula às
pressas nunca dá certo. Quando o professor não se esforça para fazer o melhor,
ele não apenas desrespeita seus alunos como peca contra Deus.
O pregador de
crianças precisa da capacitação do Espírito Santo. Mesmo ele sendo um orador
brilhante para o ensino infantil, didaticamente correto e criativo, ter
conhecimento do que fala, ele precisa da presença de Jesus em sua vida.
8.1 – Linguagem
A linguagem deve ser própria para o
entendimento das crianças. Não adiantará nada ficar falando bonito, mas
difícil.
O lide deve estar atento para
identificar se as crianças estão entendendo a Palavra ministrada.
8.2- Clareza
Ao preparar a mensagem precisamos ser
claros em relação ao objetivo. Isso é foco. O cuidado para não nos perdemos no
meio da mensagem é essencial para que eles entendam o objetivo.
A Palavra de Deus é clara e as nossas
crianças precisam entender que a Bíblia não é como um Manual de Aparelhos de
som cheio de Palvras difíceis de decifrar.
8.3- Interesse
Precisamos lembrar que a s crianças
perdem o interesse pelo ensino rapidamente, desviando sua atenção para outra
atividade. Por isso, o Culto Infantil deve ficar bem claro na mente dela o
inicio e o final.
Algumas pessoas realizam o culto com
duração de 1hora e meia. Creio que é muito tempo para prender a atenção da
criança. A questão não é o tempo, mas a qualidade do ensino apresentado, o
culto dirigido.
Sabemos que algumas igrejas dependem do
término do culto dos adultos para então dar o termino no culto Infantil. Quando
isso acontece é péssimo, pois deixa a impressão que estão esticando o tempo do
culto apenas para preencher o tempo. E as crianças percebem isso. É mais fácil
terminar sempre no horário e deixar a oportunidade para as crianças conversarem
entre elas. Isso também ajuda a fortificar o vinculo de amizade.
Que a criança ame a Palavra de Deus e
tenha prazer em ouvi-la.
9. MÚSICA
9.1 Seleção
O líder
da área de música deve selecionar cânticos que as crianças entendam.
E se possível montar um caderno de
cânticos. Já existem cadernos prontos em algumas livrarias. Ou a própria equipe
pode confeccionar um.
E as crianças gostam de um louvor bem
ensaiado. Assim elas aprendem sobre a importância de oferecer a Deus o melhor e
não algo de qualquer jeito.
Tenha ousadia de conversar e pedir
ajuda para os músicos da Igreja. Você pode montar uma escala de pessoas que
trabalham nesta área. Os adolescentes sempre ajudam bastante.
Não se esqueça da importância de
ensinar os hinos tradicionais. Muitas crianças chegam à adolescência sem saber
um hino. E de cara dizem que não gostam, mas provavelmente é porque não foi
ensinado desde a infância.
10. CONCLUSÃO
Sonhamos com um Culto Infantil que
desperte na criança uma busca constante de Deus. Uma culto que nos leve a amar, pois Deus é
amor. Que nos ajude a reconstruir os nossos valores.
Através de uma Igreja viva e dinâmica a
criança terá a oportunidade de participar ativamente como membro do corpo de
Cristo e se identificar como parte da Igreja local, pois o trabalho com as
crianças deve ser valorizado.
Sendo a visão da Igreja Presbiteriana
do Brasil, valorizar a criança, pois ela tem os requisitos básicos para se
herdar o Reino dos Céus (Marcos 10.14).
Também é uma forma para que o evangelho
se torne conhecido para seus pais. O amor sendo multiplicado através de vidas
que levam a sério a missão dada por Jesus. (Marcos 16.15)
Mas nenhuma estratégia pedagógica ou
métodos mirabolantes podem substituir o que temos de mais importante: a unção
de Deus, ou seja, o poder de Deus. Sem esta unção, só existe o esforço humano,
ou seja, a unção de Deus é vital para o ensino e também para nossas vidas.
Há muito para ser feito e novas idéias
podem surgir ao longo da caminhada. Mas é de sumo importância de se trabalhar
com uma equipe que além de sonhar acredita no investimento de Deus e na vida de
crianças. O que de mais
valioso queremos enxergar como líderes do Culto Infantil é a transformação de crianças pelo poder de
Deus e a prestação de um Culto que seja agradável a Deus.
É algo que transcende o nosso
entendimento, fortalece os nossos pés trôpegos e aquece o nosso coração. Pois o
trabalho não é nosso, é do próprio Deus.
Que Deus o abençoe!
Missionária
Leninha Maia
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